PERFIL DO SETOR DE ABASTECIMENTO

A Autarquia do SAAE Ambiental e a responsável pelo abastecimento de água na cidade, conta com uma estrutura que permite a realização dos seus serviços, beneficiando assim, toda a população saltense.

No total, o SAAE gerencia três Estações de Tratamento de Água, responsáveis pelo abastecimento de 98% da população:

ETA Bela Vista – concentra a maior parte da captação e distribuição de água ao município; utiliza o sistema de tratamento de água convencional aberta; sua captação é feita pelo ribeirão Piraí.

ETA João Jabour – faz a captação e distribuição de água para parte da região noroeste; utiliza o sistema de tratamento de água compacto aberta; sua captação é feita pelo ribeirão Buru.

ETA Nações – faz a captação e distribuição de água da região do Jardim das Nações; utiliza o sistema de tratamento de água compacto pressurizado; sua captação é feita pela lagoa da Conceição.

:: Capacidade municipal de abastecimento de água tratada em m³

O sistema de saneamento do município conta atualmente com 03 (três) estações de tratamento de água cuja produção gira em torno de 1.400 m³ por hora. A capacidade instalada para produção de água tratada e de cerca de 38.000 m³ por dia.

O sistema possui aproximadamente 15.000 m³ de armazenamento de água tratada distribuídos em nove centros de reservação espalhados pelo município.

Estes reservatórios garantem o abastecimento em tempo integral de água tratada a 98% dos cidadãos do município.

:: Consumo municipal mensal de água tratada em m³.

O consumo mensal de água tratada pela Autarquia do SAAE Ambiental é de aproximadamente 600.000 m³ por mês.

:: Tratamento de Esgoto.

O município ainda conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que é gerenciada pela Sanesalto, empresa terceirizada que presta esse serviço ao município, e utiliza o sistema de reatores anaeróbicos de fluxo ascendente e filtro anaeróbico para realização do tratamento de esgoto, tratando 96% do esgoto produzido no município. O destino final, após o esgoto ser tratado, é o rio Tietê.

:: Outras informações

A extensão de rede de abastecimento de água é de aproximadamente 415 km, atendendo a cerca de 110.000 habitantes, enquanto a extensão da rede coletora de esgoto é de aproximadamente 390 km, atendendo a cerca de 105.000 habitantes quanto ao tratamento de esgoto.