OUTRAS INFORMAÇÕES


: Quantidade de terrenos disponíveis com metragem acima de 15.000m²

O novo Plano Diretor do Município, aprovado recentemente, destinou diversas áreas de porte para Distrito Industrial, bem como, áreas Comerciais. No entanto ainda são áreas brutas que dependem de infra-estrutura e de legislação complementar. Mesmo assim ainda estão disponíveis algumas áreas acima de 15.000m², junto à iniciativa privada.

:: Feriados municipais de Salto

Conforme definido pela Lei Municipal 2.933/2009 de 03 de abril de 2009, que são considerados feriados municipais os dias:

08 de setembro – Padroeira de Salto – Nossa Senhora do Monte Serrat.

20 de novembro – Dia da Consciência Negra.

:: Datas comemorativas

Duas semanas em setembro de comemorações religiosas e festivas para a festa em louvor a Padroeira.

Outras datas importantes para o Turismo e Cultura local /regional:

– Paixão de Cristo – período da Páscoa – O maior espetáculo do Estado de São Paulo no gênero, em ambiente aberto.
– Festa Ítalo-Saltense – junho – uma semana;
– Exposição de Orquídeas – outubro – evento nacional;
– Prêmio Moutonnée de Poesia – novembro – concurso nacional.

:: Quais são os principais centros econômicos vizinhos e qual a distância encontram-se:

Salto faz divisa com as cidades de Itu – 5 km, Indaiatuba – 13 km, Elias Fausto – 15 km, e está localizada no eixo Sorocaba – Campinas.

:: Estrutura comercial do Município

O município possui forte vocação na indústria desde o séc. XIX possui um parque industrial diversificado com a predominância dos segmentos de metalurgia e plásticos ligados da área automotiva; também possui destaque na área química de tintas, vernizes, resinas; na transformação da madeira para produção de chapas de uso na construção civil e na produção de papéis de segurança.

:: Indústria

A indústria hoje é a maior empregadora com 639 estabelecimentos (SEADE) é responsável por 38,13% (RAIS 2013 – MTE) do total de empregos com carteira assinada.

:: Destaque para algumas empresas industriais: Continental, Treibacher Schleifmittel Brasil, Eucatex, IKS, Dynaplast, Iber-Oleff, Arjowiggins (fabricante de papéis de segurança e do papel moeda), Kanjiko do Brasil (subsidiaria da Toyota), Inferteq, Sulbrás, Arch Química, Companhia Química Amparo – IPÊ, Guhring do Brasil.

Comércio

O comércio varejista é bastante diversificado no município, e atualmente possui 2.379 estabelecimentos (SEADE), sendo responsável por 22,53% (RAIS 2013 – MTE) do total de empregos com carteira assinada.

:: Destaque para algumas empresas Comércio: Lojas Cem, Casas Bahia, Magazine Luiza, Carrefour, Tenda Supermercados.

Serviço

O setor de serviços também tem sua contribuição expressiva na economia local. Atualmente há 2.121 estabelecimentos no município, é responsável por 25,62 dos empregos com carteira assinada (RAIS 2013 – MTE).

Destaque para algumas empresas Serviços: Nutriplus, Auto Ônibus Nardelli, Ceunsp – Centro Universitário N. S. do Patrocínio, Uni Sant Anna, Objetivo, Wizard, Microcamp, Microlins, Mk Logística. Agricultura: Fazenda Ituaú – Produção de Hortifruti em estufas, Granja Querência – Suínos.

Vale acrescentar que a cidade, por ser Estância Turística, tem grande potencial de crescimento no setor.