PERFIL DA SEGURANÇA


:: Estrutura da Segurança Pública do Município

A cidade conta com uma Companhia da Polícia Militar, com efetivo de pessoal e viaturas em muito boas condições para atender a cidade. Dispõe de uma Delegacia de Polícia Civil de 1ª Classe organizada em quatro distritos policiais, incluindo a Delegacia da Mulher.

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, conta com sua Guarda Civil Municipal, que atua conjuntamente com as Policias Civil e Militar, reforçando ainda mais a segurança dos que vivem e trabalham na cidade, assim como dos visitantes.

 – 100 homens

– 17 mulheres

– 22 viaturas

– 18 motos

A GCM atua em:
– Atendimento a comunidade;

– Apoio ao policiamento civil e militar;

– Proteção do patrimônio público;

– Parceria em ações sociais preventivas.

Programa “Anjos da Vida”, ministrado por Guardas Civis Municipais, que desenvolverá atividades de combate às drogas nas escolas municipais e estaduais.

A criação recente do 50º Batalhão de Polícia Militar em Itu beneficiou sobremaneira a nossa cidade, tendo recebido constantemente apoio de pessoal e viaturas em operações policiais de rotina e nas de grande envergadura em nosso município.

:: Índices de violência no município

Conforme tabelas a seguir, verifica-se que os índices de ocorrências vêm decaindo no município, mesmo considerando o aumento populacional e o nível de desenvolvimento de nossa cidade com a chegada de novas empresas.

 

:: Perspectivas de crescimento e/ou diminuição para os próximos anos

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo trabalha com a expectativa de diminuição dos índices de criminalidade, sempre. Para tanto, vem procurando dotar suas Unidades com efetivo de pessoal em níveis nunca anteriormente tão próximos das necessidades como nos dias atuais. A GCM de Salto também, na atual Administração, realizou concurso público para aumentar seu efetivo, visando adequar a Corporação ao atual nível populacional e de desenvolvimento da cidade. Além disso, vem adquirindo viaturas, armamentos e equipamentos, proporcionando melhores condições de trabalho aos Guardas Municipais para o exercício de suas funções.