Retrospectiva: Secretaria do Turismo destaca feitos em 2023

No ano de 2023, a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Turismo, obteve excelentes números no turismo, com reinaugurações e revitalizações, a exemplo do Parque Rocha Moutonnée e do Monumento à Padroeira. Confira alguns destaques:

JANEIRO – Novos Monitores de Turismo

No começo do ano, o turismo saltense ficou mais qualificado com a contratação dos novos Monitores de Turismo. Além da formação como Guias de Turismo, os Monitores passaram também por uma capacitação voltada à História, Cultura e Turismo de Salto.

MARÇO, ABRIL, MAIO E JUNHO Feiras e Eventos

O primeiro semestre de 2023 foi bem movimentado para a Secretaria de Turismo de Salto, que participou das grandes Feiras de Turismo do Estado de São Paulo, como: Pesca Trade Show, ABAV Travel, WTM e EXPOTEL, além dos Fóruns da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, da APRECESP e do Senac.

Plantio Cipreste Italiano

Ao longo do ano, as principais entradas da cidade receberam o plantio de Cipreste Italiano, um investimento no paisagismo a médio prazo que agregará às belezas naturais de Salto.

AGOSTO – Exposição de Orquídeas

A 51ª Exposição Nacional de Orquídeas, realizada pela Associação Saltense de Orquidófilos, com apoio da Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Turismo, movimentou os apaixonados pelas orquídeas, que puderam prestigiar a grande exposição no Ginásio Municipal de Esportes João Sebastião Ferrari, durante os dias 4, 5 e 6 de Agosto.

Festa Nipo Brasileira de Salto

A 14ª edição da Festa Nipo Brasileira de Salto, nos dias 19 e 20 de agosto, comemorou os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Um dos grandes destaques da edição foi o próprio Mirante da Ponte Estaiada, que teve o espaço todo tematizado e permaneceu aberto ao público até às 22 horas da noite.

SETEMBRO – Reinauguração do Parque Rocha Moutonnée

No dia 31 de Setembro, com a reinauguração do Parque Rocha Moutonnée, o Turismo de Salto alcançaria um outro patamar com uma visibilidade e projeção nunca vista antes. Com repercussão em mídias nacionais, mais de 90 mil pessoas visitaram o Parque em apenas três meses.

NOVEMBRO – Sinalização Turística “Boas Vindas”

As placas de boas-vindas à Salto, doação do empresário Henrique Zambelli Jr, chamam a atenção pelas boas vindas em cinco línguas: Português, Italiano, Inglês, Espanhol e Japonês. Uma belíssima homenagem, além de informativa e receptiva, aos imigrantes que ajudaram a construir Salto.

Restauro dos painéis turísticos e culturais

Os painéis turísticos e culturais espalhados pela cidade e nos atrativos turísticos, conhecidos como “Museu da Rua” e sendo parte do Núcleo Externo do Museu, foram restaurados pela Secretaria de Turismo.  Os painéis ilustram e ajudam a contar a História de Salto, sob a perspectiva de seu povo, cultura, construções e costumes.

DEZEMBRO – Revitalização com pintura do Monumento à Padroeira

No dia 9 de dezembro, com a bênção do Bispo Diocesano de Jundiaí – Dom Arnaldo, foi entregue o Monumento à Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat, com uma nova pintura e revitalizada, contando com a parceria da Eucatex Tintas. O Monumento à Padroeira é um dos maiores monumentos marianos do Mundo, com 30 metros de altura.

Sede do COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo de Salto recebeu uma sede própria, na Estação Ferroviária de Salto, toda tematizada com os principais atrativos turísticos da cidade. Em breve, esse espaço da Estação contará também com um Posto Avançado de Informações Turísticas e um “Mini-Cinema” em homenagem a Anselmo Duarte.