Prefeitura realiza homenagem à Guardas Civis Municipais da cidade

Na manhã desta terça-feira (10), a Prefeitura de Salto realizou uma cerimônia de homenagem aos Guardas Civis Municipais (GCMs) da cidade, em alusão ao Dia da Guarda Civil Municipal, com entrega da honraria “Láurea do Mérito da Guarda Civil Municipal”.

A cerimônia teve o intuito de homenagear os guardas municipais e outros representantes da sociedade que, ao longo dos anos, contribuíram com a instituição e com a cidade de Salto, sempre com o objetivo do bem estar comum.

Receberam a honraria, 16 GCMs que atuam por 10 anos ou mais, 9 que atuam por 20 anos ou mais e outros 9 que atuam por 30 anos ou mais. Além deles, foram homenageadas pessoas que colaboraram ou ainda colaboram de alguma forma para o crescimento da Guarda Civil Municipal de Salto, incluindo GCMs aposentados e filhos de GCMs já falecidos.

As honrarias foram entregues pelas mãos das autoridades presentes. Entre eles, o Prefeito Laerte Sonsin Junior; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Edemilson Santos; o então secretário interino de Defesa Social e secretário de Governo, Arildo Guadagnini; o secretário de Administração, Antonio Ruy Neto; a secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini; e o vereador Cícero Landim.

O Prefeito Laerte Sonsin Jr. enalteceu todos homenageados e ressaltou a importância da GCM para a cidade de Salto. “Agradeço a todos que se dedicam para a segurança da nossa cidade. E quando falo em cidade, falo de pessoas, do nosso pai, mãe, filho, da família”, disse.

Em especial, também foi prestada homenagem ao GCM 1ª CL. José Rubens de Oliveira Machado, na condição de coordenador da equipe de plantão, representando os integrantes de sua equipe de serviço e equipe de ROMU, que, recentemente, salvaram a vida de um neném de 9 dias, em uma ato de eficiência e humanidade.

GCM Salto

A Guarda Civil Municipal de Salto é uma instituição uniformizada e armada, vinculada à administração pública direta, lotada na Secretaria de Defesa Social. O contexto de segurança pública em Salto vem evoluindo ao longo dos anos, muito em razão dos investimentos realizados pela administração pública nessa área.

Atualmente, o efetivo da GCM realiza cursos de aprimoramento, conforme determinação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sendo este um importante fator no aperfeiçoamento desses profissionais, possibilitando o cumprimento do convênio com a Polícia Federal para o porte funcional de arma.

Além disso, a Prefeitura de Salto tem investido na renovação de frota, de equipamentos e armamentos. Por isso, a GCM de Salto é, hoje, referência na região, tendo um padrão de armamento compatível àqueles utilizados pelas instituições de segurança pública das esferas estadual e federal, tornando-se, por exemplo, a primeira GCM da região metropolitana de Sorocaba a ter uma padronização de armas curtas com pistolas Glock.

O resultado desse trabalho é refletido em pesquisas recentemente divulgadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pela empresa MySide, que indicam que a cidade de Salto está entre as 10 mais seguras do Brasil.