Salto está entre as 10 cidades mais seguras do Brasil

A cidade de Salto está entre as 10 mais seguras do Brasil. É o que apontam dois levantamentos divulgados nos últimos meses, em julho e agosto, feitos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pela empresa MySide, respectivamente.

Segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023) publicado pelo FBSP, Salto está em 8º lugar entre as mais seguras do Brasil, com pontuação 3,7. O cálculo se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública e o Censo 2022 (IBGE). Quanto menor esse índice, melhor é a avaliação da cidade. A média nacional é 23,3.

Com método semelhante, mas baseado em dados do Painel de Monitoramento da Mortalidade do Ministério da Saúde, a pesquisa da MySide coloca Salto com a 2ª cidade mais segura do país, com pontuação 3,1. Com o resultado, Salto também é considerada a cidade mais segura do Estado de São Paulo e, consequentemente, de toda a Região Sudeste. A média brasileira está em 24,9.

Em entrevista dada à TV Sorocaba (SBT), o Prefeito Laerte Sonsin Jr. salientou que a boa avaliação é “resultado da valorização da GCM, com investimentos em capacitação da corporação e em equipamentos de ponta” e que “isso reflete não somente na segurança pública, mas no desenvolvimento econômico da cidade”.

17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023)

O 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023), realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), baseia-se em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

Para a formulação do Anuário, o FBSP considera o indicador Mortes Violentas Intencionais (MVI), criado pelo Fórum, que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.

A partir dos dados obtidos nos órgãos de Segurança Pública, é realizado o cruzamento com os dados do Censo 2022 (IBGE), considerando apenas cidades que possuem mais de 100 mil habitantes. Dessa forma, é feito o cálculo do índice usado na classificação: MVI dividido por 100 mil.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que produz dados, estatísticas e análises sobre a violência no Brasil há 17 anos e é integrado por pesquisadores, cientistas sociais, gestores públicos, policiais federais, civis e militares, operadores da justiça e profissionais de entidades da sociedade civil.

Cidades mais seguras do Brasil – Anuário 2023

O Ranking Cidades mais seguras do Brasil – Anuário 2023 é feito pela empresa do ramo de tecnologia e imobiliário MySide. A pesquisa usa a lógica semelhante ao FBSP, porém com dados do Ministério da Saúde sobre os atestados de óbitos de todo o Brasil, mais especificamente os dados disponibilizados pelo Painel de Monitoramento da Mortalidade, disponibilizados pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

No cálculo usado pela MySide também são consideradas apenas cidades com mais de 100 mil habitantes (Censo 2022), dividindo-se a quantidade de assassinatos por 100 mil. Nesse levantamento, Salto obteve índice 3,1, ficando em 2º como a mais segura do país e em 1ª no Estado de S. Paulo.