Transporte público: começa a gratuidade para estudantes de ensino médio de escolas públicas e aos domingos e feriados

A Prefeitura de Salto publicou o Decreto Nº 290, nesta sexta-feira (29), regulamentando a gratuidade do transporte público para estudantes do ensino médio de escolas públicas e aos usuários em geral nos dias de domingo e feriados.

A utilização do transporte público gratuito será oferecida aos alunos de ensino médio de escolas públicas localizadas no Município. Para ter acesso ao benefício, o estudante deverá preencher formulário que está disponível na página oficial da Prefeitura (acesse aqui). O formulário deverá receber chancela (confirmação) da escola estadual onde o aluno estuda, e deverá ser entregue à Secretaria de Educação que encaminhará para a confecção do cartão.

O benefício é restrito a estudantes de ensino médio de escolas públicas localizadas no município, durante o período de aulas, mas a Prefeitura de Salto irá encaminhar à Câmara Municipal, projeto de lei para ampliar o benefício a estudantes de escolas técnicas.

Já para a gratuidade aos domingos e feriados, o beneficiário deverá fazer uso do cartão de usuário que já possui. Aquele que não possuir o cartão, bastará solicitar na empresa concessionária, em seu posto de atendimento localizado no Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Não haverá custo para a emissão do primeiro cartão, somente sendo cobrado em caso de nova emissão. A empresa fará atendimento especial no dia 07 de outubro, sábado, das 8h às 16h, para a emissão do cartão.

A Prefeitura esclarece que o uso de cartão para ter acesso ao benefício é necessário em razão da necessidade de controle do subsídio a ser pago pela Prefeitura. O usuário não terá direito à gratuidade se não estiver com o cartão em mãos. Para este primeiro domingo de outubro, a gratuidade esteve válida para todos, em razão da eleição para membros do Conselho Tutelar.

Redução da passagem

Desde de 1º de setembro, o preço da passagem de ônibus em Salto passou de R$ 4,20 para R$ 3,80. A diminuição é possível por meio do subsídio aprovado por Lei Municipal e mediante apuração mensal de valores, que será realizada por empresa contratada pelo município.

Em média, Salto tem 361 mil passageiros por mês, sendo 235 mil pagantes e os demais gratuitos. Por dia útil, transporta-se em média 15 mil passageiros, aos sábados em média 5.000 e aos domingos 1.700, considerando o número total, incluindo os gratuitos e os que pagam meia passagem.