Prefeito Laerte Sonsin Jr. anuncia maior Programa de Pavimentação da história de Salto

Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, o prefeito de Laerte Sonsin Jr anunciou o maior programa de pavimentação da história de Salto, com cerca de 30 km de extensão, englobando 78 vias em 20 bairros da cidade. O programa faz parte de uma série de eventos e inaugurações que acontecerão em junho, mês de aniversário de 325 anos de Salto.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 40 milhões em pavimentação de ruas de paralelepípedos, de ruas em terra, além de drenagem e sinalização horizontal e vertical. Os recursos têm origem em emendas de deputados federais e estaduais, Agência Desenvolve São Paulo (financiamento), além de recursos próprios.

“Esse programa objetiva atender à demanda de milhares de moradores que esperavam há décadas e certamente irá melhorar a qualidade de vida do cidadão saltense”, ressalta o Prefeito Laerte Sonsin Jr.

As obras já se iniciaram nos bairros Iracema, Maracajás e Arquidiocesano e, neste mês de junho, se intensificarão com o início em diversos pontos da cidade: R. Abruzzi, R. Trentino, R. Molise, R. Basilicata, R. Ibéria, Estrada Municipal Slt-161, R. das Andorinhas, R. Pintasilgo, R. Bem-Ti-Vi, R. dos Canários, R. das Siriemas, R. Lazio, R. Calábria, R. Vaticano, R. Vesuvio, R. Valentim José Moshini, R. Santa Maria Goretti, R. Oceania, R. Alemanha, R. Holanda, R. Itália, R. Antônio Melchert, R. Hélio Steffen, R. Guanabara, R. Dr. Euclídes Carvalho Nogueira, R. Brasil, R. Hélio Steffen, R. Francisco de Arruda Teixeira, R. Washington Luís, R. Manaus, R. Itapiru, R. Presidente Venceslau, R. Carlos Gomes, R. Melvin Jones, R. Toscana, R. Paulo Malimpensa, R. Egídio Bíanchi, R. Lidubino de Aguiar Frias, R. Joviano de Souza Freire, R. Japão, R. Floriano Peixoto, R. Ma. Deodoro da Fonseca, Av. dos Migrantes, R. Noruega, R. Hungria, R. Romênia, R. Bilgária, R. Albânia, R. Guatemala, R. Gen. Glicério, R. Cesário Mota, R. Campos Salles, R. das Tuviras Av. dos Peixes, R. dos Curimbatás, R. das Carpas, R. dos Surubins, R. das Piabas, R. das Jurupocas, R. das Caras, R. dos Dourados, Av. dos Trabalhadores, R. Ribeirão Preto, R. Araraquara, R. Lins, R. Indaiatuba,  R. Lafaiete Brasil de Almeida, R. João de Almeida Campos, R. Regório Salesiani, R. Antônio Alvez Cruz, R. Cabreúva, R. Campinas, R. Pirassununga, R. Duarte da Costa, Av. André Vidal de Negreiros, R. Felipe Camarão, R. Dom Peró Fernandes Sardinha, R. Dom João VI e R. Mal. Rondon.

Iracema, Maracajás e Arquidiocesano

Na última segunda-feira (29), tiveram início as obras de pavimentação das ruas Violetas (Jd. Arquidiocesano), Rua dos Ciclames (Chácaras Iracema) e Rua dos Jasmins (Chácara Maracajás), em parceria da Prefeitura de Salto com o Governo Estadual. Essas ruas foram escolhidas por serem as de maior fluxo, incluindo o itinerário dos circulares de transporte coletivo nos bairros.

A obra, que visa atender uma demanda de quase 40 anos dos moradores da região, contempla a instalação de piso intertravado com bloco sextavado de concreto e do sistema de drenagem da via. A previsão é de 10 meses para conclusão dos trabalhos.

Há projeto, ainda, para a pavimentação de outras ruas, como a das Petûnias, Açucenas, Mimosas, Gladíolos, Narcisos, Luz de Genaro, Carlos Moraes de Andrade, Clineu de Mello Almada, Otto Halter, Rua das Sojas, além das do Jardim Buru, que serão pavimentadas conforme processo licitatório que deverá ser publicado em breve.

Nova Perimetral

Também, na última semana, os trabalhos de pavimentação da Estrada do Guarujá, no trecho que faz a conexão entre os bairros Marília, Laguna, Santa Marta e Olaria, entraram em fase final de obra.

Os trabalhos fazem parte da primeira etapa da nova Perimetral e são executados pela concessionária Rumo, como contrapartida da renovação da concessão da empresa, sem custos para o município. Em breve, também serão iniciadas obras de uma rotatória e de uma segunda pista no mesmo trecho, a serem executadas por um empreendedor imobiliário.

Os demais trechos da Nova Perimetral estão em fase de projeto e licenciamento ambiental. Ao todo, são cerca de 5km que irão se estender até a Avenida das Nações Unidas e desafogar o trânsito na Rua Japão.

“Neste primeiro momento, a obra irá servir para fazer a interligação do novo bairro que está chegando naquela região. Mas essa é apenas a primeira etapa da Nova Perimetral, que irá atravessar o Rio Jundiaí e chegar até a Avenida das Nações Unidas, para a fazer o desvio da Rua Japão. É uma demanda muito antiga e que nós estamos conseguindo tirar do papel”, disse o Prefeito Laerte Sonsin Jr.