Barragem do Piraí: obras terão início ainda em dezembro

Nesta tarde desta quinta-feira (23), em assembleia do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí – Conirpi, o prefeito de Salto e presidente do Conirpi, Laerte Sonsin Jr, assinou a ordem de serviço para iniciar a construção da barragem do Piraí, obra que reservará cerca de 11 bilhões de litros d’água para Salto e mais três municípios: Itu, Cabreúva e Indaiatuba.

O início da obra deve ocorrer ainda em dezembro e será possível após acerto junto a Cetesb e Governo do Estado, em reunião realizada nesta quarta-feira (22), na Alesp, sede do governo estadual, para  tratar dos últimos detalhes do licenciamento ambiental e início das obras da barragem, que devem durar cerca de 2 anos.

Estiveram presentes na reunião, o presidente do Conirpi, prefeito Laerte Sonsin Jr.; o prefeito de Indaiatuba e vice-presidente do Conirpi, Nilson Gaspar; a superintendente do Conirpi, Vanessa Cristina do Carmo Kuhl; a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; o presidente da Cetesb, Thomaz Toledo; a Diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb, Mayla Matsuzaki Fukushima; e o Engenheiro José de Lorenzo Messina, Assessor Parlamentar da Secretaria Estadual de  Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

“A barragem se soma aos muitos investimentos que estamos fazendo para reverter esse quadro dramático do abastecimento na região. Estamos lutando contra anos de defasagem na estrutura hídrica, e agora a gente vai conseguir iniciar essa obra tão sonhada e esperada há 20 anos”, disse o prefeito e presidente do Conirpi, Laerte Sonsin Jr.

Ibama

No que diz respeito à parte da obra que requer liberação do Ibama, as tratativas junto ao órgão estão avançadas e os trâmites do licenciamento ambiental estão previstos para conclusão ainda em janeiro de 2024.