Na quarta-feira (20), a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), em parceria com empresas do setor privado, realizou o 26º plantio do projeto “Produzindo Água”. Mais de 100 mudas de árvores frutíferas foram plantadas no Parque do Lago, com a participação das crianças do CEMUS X.
A ação integrou a programação especial da Semana da Água, promovida pela SMA em alusão ao Dia Internacional da Água, celebrado em 22 de março. Na quinta-feira (21), uma outra atividade reuniu os alunos do Cemus III para o plantio de mais de 50 mudas frutíferas no Parque de Lavras, como, por exemplo, mudas de araçá-amarelo, pitanga, cereja-do-rio-grande, goiaba, acerola, entre outras. A ação teve apoio da gestora ambiental do parque, a empresa Planeta Verde.
Nesta sexta-feira (22), foi a vez dos alunos dos Cemus V receberem a visita dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente, que trouxeram o tema da água para dentro da sala de aula. Por meio de conversas e atividades lúdicas, os alunos puderam conhecer mais sobre o ciclo da água, a importância da sua preservação e sobre o descarte correto de resíduos.
Para a Secretaria de Meio Ambiente, além de envolver as crianças na prática de plantios, promovendo benefícios ambientais proporcionados pelas árvores, essas atividades também desenvolvem a educação ambiental dos alunos e preparam um futuro mais ambientalmente sustentável para todos.
Parque no Lago
O Parque do Lago, escolhido para a atividade de quarta-feira (20), é um verdadeiro santuário da vida silvestre, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento das mudas. A ação não só promove ganhos ambientais significativos, mas também contribui para a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do rio Tietê. Além disso, as árvores plantadas fornecerão alimentos para a fauna no futuro.
Vale ressaltar que, no parque, já foram registradas 346 espécies de pássaros e 6 espécies de mamíferos, destacando a importância desse habitat para a biodiversidade da região.