Prefeitura realiza plantio em canteiro central da Avenida Brasília

Com o início do período de chuvas e dando sequência ao Projeto de Arborização Urbana, a Secretaria de Meio Ambiente (SMA), com apoio da Empresa Imerys, realizou na manhã do último sábado (28), o plantio de 80 manacás-da-serra e mais algumas dezenas de resedás, nos canteiros centrais da Avenida Brasília.

A Imerys doou os manacás e os resedás foram obtidos através de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental firmados com a SMA. Antes do plantio, o solo do local recebeu um generoso enriquecimento, para garantir que as mudas se desenvolvam melhor. A expectativa, além de aumentar a cobertura vegetal da região, é que na próxima primavera as árvores já estejam todas floridas.

Autoridades, funcionários da Imerys e diversos cidadãos participaram do evento, que faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e traz uma série de benefícios para a cidade, como a melhoria da qualidade do ar, a redução do calor nas áreas urbanas, a facilitação da absorção das águas da chuva, o estímulo à biodiversidade, além de benefícios sociais e a melhoria da paisagem urbana. A Prefeitura, por meio da SMA, pretende plantar mais de 3 mil árvores em 2023, superando os 2800 plantios de 2022.

“O aumento significativo no plantio de mudas em Salto é resultado do maior engajamento e comprometimento da Prefeitura com a causa ambiental. Nossa equipe tem se empenhado muito em promover ações sustentáveis e deixar nossa cidade mais verde e saudável. Ficamos muito felizes em ver que a população está abraçando essa causa e se envolvendo ativamente na preservação do meio ambiente”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia.

Doação de mudas

Para envolver munícipes no plantio de árvores e na preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Salto disponibiliza mudas no Ecoponto São Gabriel, que fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 16h. Caso haja interesse, o munícipe pode solicitar, via Ouvidoria Municipal, até duas mudas por mês, de acordo com a disponibilidade das espécies. A muda será entregue após análise e avaliação do espaço pela Secretaria de Meio Ambiente, a fim de  verificar as espécies que se adequem bem ao local, evitando problemas futuros com calçadas e fiação elétrica, por exemplo.