Dia do Hino Nacional foi celebrado pelos alunos da Pré-Escola Santa Cruz

As professoras Mariana Corrêa e Aline Giuzio, juntas aos alunos da unidade em extensão Santa Cruz do CEMUS IX “Professora Maria de Lourdes Guarda”, fizeram na sexta-feira, 12/04, o uso do momento cívico que realizam ao cantar os Hinos Nacional e o de Salto, para explicar que em 13/04 celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro.

Mas o que ocorreu nesse dia para que ele fosse eleito como dia de nosso Hino? Foi no dia 13 de abril de 1831 que foi tocado pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de abril de 1831, o Hino considerado “Nacional” era aquele composto por Dom Pedro I após a Independência, em 1822, que hoje é intitulado o Hino da Independência. Lembrando que o nosso Hino é um dos quatro símbolos nacionais, sendo uma composição cívica que ressalta as qualidades e a história do Brasil.

O Hino Nacional foi oficialmente estabelecido em 1922, durante o governo de Epitácio Pessoa. A melodia foi composta por Francisco Manuel da Silva e a letra, criada por Joaquim Osório Duque-Estrada. A definição do Hino Nacional Brasileiro como um símbolo nacional foi estabelecida pela Lei nº 5.700, sendo que os outros símbolos nacionais são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão de Armas) e o Selo Nacional. A legislação brasileira estabelece os locais em que a reprodução do Hino é obrigatória.

Durante o ato cívico, as crianças contemplaram as bandeiras, cantaram e ficaram muito contentes em conhecer a história do Hino do nosso país.

Compartilhe esta notícia: