Atividade no Espaço Sol d’Icaraí envolve população em práticas agroecológicas

No sábado (15), o Espaço Agroecológico Sol d’Icaraí recebeu uma série de atividades voltadas à prática agroecológica, com colheita, manejo e preparo para novos plantios. A ação teve participação da população, sobretudo do bairro, e apoio da Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Ação Social e Cidadania, além do Écoletivo Salto.

Localizado em área adjunta à Creche Municipal “Luiza Raquel Roveri”, o Espaço Agroecológico Sol d’Icaraí possui uma horta comunitária inspirada em Agrofloresta. A iniciativa surgiu no curso de Design em Permacultura realizado no IFSP Campus Salto, idealizada por Orlando Fernandes, morador do bairro, e prontamente acolhida pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA).

A proposta vai ao encontro do objetivo da SMA de estimular o plantio de hortas comunitárias em áreas públicas ociosas com potencial de utilização sustentável. Para a implantação, é preciso, antes de tudo, o engajamento dos moradores, com indicação de líderes comunitários que se responsabilizam pela atividade. Os munícipes podem indicar uma área pública sem utilização no bairro e apresentar um projeto, com ênfase social, à Secretaria do Meio Ambiente. Para mais informações e orientação, os moradores podem contatar a SMA através do (11) 4602-8551.