TECELAGENS E VILAS OPERÁRIAS
A posição geográfica privilegiada de Salto junto à queda d’água foi fundamental para os primeiros investimentos fabris que se instalaram em nosso município ao final do século XIX. Em 1873, o empresário José Galvão da França Pacheco Júnior inaugurou a primeira fábrica de tecidos do município na margem direita do rio Tietê, a fim de aproveitar a força hidráulica proveniente da cachoeira do Salto. Em 1882, o Dr. Francisco Fernando de Barros Júnior, político republicano, inaugurou a sua tecelagem a poucos metros abaixo da fábrica de Pacheco.
Tempos depois, em 1904, as duas fábricas pioneiras se juntaram por meio da Societá per l´Esportazione e per l´Industria Ítalo-Americana e, em 1919, transformaram-se na Brasital SA, indústria que por décadas foi considerada a maior empregadora da cidade, sendo responsável pelo surgimento das vilas operárias que marcaram o modo de vida urbano-industrial de nossa cidade.
Vilas Operárias e o Beco da Memória
Ao passar por Salto, não perca a oportunidade de conhecer as vilas operárias que foram construídas em função das tecelagens que aqui se instalaram durante o século XIX e começo do século XX.
Dentre os legados de nossa industrialização pioneira, destacamos o Beco da Memória, uma referência a mais antiga vila operária da cidade. Construída entre os anos 1911 e 1912, a Vila da Barra localiza-se próxima a barra do rio Jundiaí, inicialmente composta por 30 casas que serviam de moradia aos operários da antiga tecelagem Ítalo-americana. Ao percorrer a Vila, podemos notar que em alguns locais ainda se mantém preservados o calçamento original composto de cimento, cascalhos de granito e seixos de fundo de rio.
O Beco da Memória é capaz de nos transportar para uma viagem no tempo, através da sua estrutura histórica preservada, sobretudo pela principal casa desta época que será, em breve, um Centro de Atendimento ao Turista. O Beco da Memória receberá intervenção artística e cultural, sem perder suas características históricas.
Na principal rua da Vila da Barra – Marechal Deodoro – será instalado um complexo turístico gastronômico, fomentando ainda mais o Turismo na Vila mais charmosa de Salto.