PARQUE DA ROCHA MOUTONNÉE


O Parque Rocha Moutonnée é um atrativo turístico voltado à evolução da vida no Planeta Terra. O Parque oferece aos visitantes diversos painéis explicativos sobre o surgimento da vida no planeta, bem como réplicas de dinossauros que entretém e divertem os estudantes interessados em investigar a Era Mesozoica. O Parque ainda conta com resquícios florestais que indicam as alterações climáticas na escala geológica, bem como oferece um dos mais importantes vestígios geológicos de nosso país: A Rocha Moutonnée.

A Rocha Moutonnée, um granito róseo intrusivo, formado há cerca de 600 milhões de anos, foi exposta à superfície devido à intempéries e erosão. Suas ranhuras atestam a passagem de uma era glacial, causada pelo deslocamento de grandes geleiras do Sudeste para o Noroeste, que poliram sua superfície com detritos. Com uma dureza entre 6 e 7 na escala Mohs, apenas algo extremamente pesado poderia criar sua superfície lisa. A presença de rochas sedimentares de Tilito nas proximidades confirma a passagem das geleiras, já que o Tilito se forma apenas em locais de degelo, solidificando-se após se descolar da base das geleiras. O termo “Moutonnée” deriva do francês “Mouton” (carneiro), referindo-se ao aspecto “acarneirado”. Embora tenha sido difundida erroneamente a ideia de que o nome vem do formato de um carneiro deitado, na verdade, o geólogo francês Horace de Saussure o atribuiu devido à semelhança entre as ondas das rochas e as perucas utilizadas pelos aristocratas franceses no século XVIII, que empregavam gordura/sebo de carneiro para manter a forma, dando origem ao termo “fat moutonnée”. A descoberta da Rocha Moutonnée em Salto foi feita pelo geólogo Marger Gutmans em 1946, mas seu tombamento pelo CONDEPHAAT ocorreu somente em 1990.

Em setembro de 2023, o Parque foi reinaugurado com a temática “A História do Mundo contada a céu aberto”. O Roteiro do Parque é iniciado com um vídeo sobre o surgimento do mundo e sua evolução, e na sequência os turistas são conduzidos pelos Monitores de Turismo à Rocha Moutonnée, onde observam as ranhuras feitas pela glaciação, seguindo pelas trilhas com total acessibilidade até o Território dos Dinossauros, sendo surpreendidos pelo caminho com sons de passadas e rugidos de dinossauros, além de pegadas lúdicas por toda extensão do caminho que leva ao Território dos Dinossauros. O portal é de magnitude extraordinária, com uma caverna com dois Velociraptors em tamanhos reais e muito realistas e, em cima dessa caverna, o Braquiossauro com 18 metros de altura, a maior réplica de dinossauro da América Latina! Dentro do território, há muitas outras réplicas que deixam as crianças e até mesmo os adultos encantados, e que ao voltarem pelo caminho, e ainda encantados, são surpreendidos com elementos da nossa própria humanidade! A Caverna dos Hominídeos é um espelho do nosso passado que nos faz pensar sobre nós mesmos e sobre a evolução humana, além de proporcionar uma divertida interação com os “homens das cavernas”.

O Parque ainda conta com um playground e um espaço “instagramável”, fazendo as crianças vibrarem e registrarem suas lembranças destes inesquecíveis momentos.

O Parque também conta com quiosques para piquenique, uma loja temática de Dinossauros e uma lanchonete com praça de alimentação, além de um amplo estacionamento.

O sucesso do Parque já atraiu nos primeiros cinco meses mais de 150 mil visitantes.

 

Endereço: Rodovia Rocha Moutonnée (Antiga Estrada das Sete Quedas), s/nº – Salto/SP.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça à Domingo, das 08h30 às 16h30.

Entrada Gratuita

Infraestrutura: Estacionamento, banheiros públicos e bebedouros.

Recomendações:

– Recomenda-se o uso de vestimentas leves, calças compridas, calçados fechados;

– Aconselhamos o uso de repelente de insetos por pessoas alérgicas;

– É proibida a entrada e permanência de pessoas portando instrumentos destinados ao corte da vegetação, pesca, caça, ou quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna e à flora;

– Não é permitida a utilização de aparelhos ou instrumentos sonoros coletivos dentro do Parque;

– É proibido acender fogueiras e velas nas dependências do parque. Não jogue fora pontas de cigarro ou fósforos, pois os mesmos podem causar incêndios;

– É proibido fazer churrasco dentro do parque;

– É proibido a entrada com cooler;

– É proibida a entrada de animais domésticos;

– Não é permitida a coleta de frutos, flores, plantas, animais ou pedras;

– É proibido nadar no lago existente no parque;

– Visitantes menores de 12 anos devem estar acompanhados dos responsáveis;

– Recolha o lixo produzido durante a caminhada, inclusive o orgânico;

– Não ultrapasse as cercas e os limites estabelecidos.