COMPLEXO DA CACHOEIRA


Cachoeira do Rio Tietê
Cachoeira do Rio Tietê (o SALTO das águas)

O Complexo Turístico da Cachoeira é um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande, isto é, a maior queda d´água existente no rio Tietê. A cachoeira deu nome à cidade e proporcionou o surgimento do seu primeiro ciclo de desenvolvimento econômico, por meio da instalação das primeiras tecelagens movidas pela força hidráulica. Ao lado da cachoeira localiza-se o Memorial do Rio Tietê com um rico acervo que faz referência às tradições culturais e aos aspectos geográficos atrelados a este importante rio paulista.

Não só isso, o visitante pode desfrutar de paisagens surpreendentes pontuadas pela  centenária Ponte Pênsil, construída ao lado da Fábrica de Tecido Brasital SA, pelo Caminho das Esculturas, que faz referência aos principais personagens de nossa história, bem como pela Ilha dos Amores situada logo a acima da cachoeira.

Endereço: Praça Archimedes Lammoglia,  s/nº, Centro, Salto/SP.

Funcionamento do Memorial do Rio Tietê: Fechado para reformas

Infraestruturas: banheiros e bebedouros públicos.

Recomendações:

– É proibido consumir alimentos neste local;

– É proibido entrar neste espaço sem camisa ou trajes inadequados;

– É proibido entrar com animais de estimação;

– Evite tocar nas peças que compõem o acervo do museu;

– Antes de entrar no museu, desligue quaisquer aparelhos sonoros, a fim de respeitar os demais visitantes que frequentam este espaço.

 

 

Conteúdo Histórico:
Professor Valderez Antônio Bergamo Silva

Historiador com mestrado pela UNICAMP;
Formado em Direito pela PUCCAMP.