Salto vive expectativa pelo 1º Sul-americano de Vôlei Melhor Idade, no feriadão de outubro

A Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, está vivendo a expectativa de receber o 1º Campeonato Sul-americano de Vôlei da Melhor Idade, confirmado para ser na cidade de 12 a 15 de outubro, de quinta a domingo.

A previsão é que a competição reúna aproximadamente 2 mil pessoas, na faixa etária de 45 a 70 anos, entre atletas, dirigentes e pessoal de apoio às 72 equipes inscritas de vários Estados brasileiros – São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná etc. -, além das delegações internacionais da Argentina, Chile e Uruguai.

As disputas serão distribuídas entre quatro praças esportivas da cidade: Ginásio Municipal de Esportes João Sebastião Ferraro, Centro Esportivo João Guarda, Escola Cemus X (Bairro São Pedro e São Paulo) e Escola Sagrada Família.

A tabela completa de jogos será divulgada após o Congresso Técnico da competição, marcado para às 14h do feriado nacional do dia 12, quinta-feira, na Sala Paulo Freire, no Centro de Educação e Cultura (CEC). No mesmo dia, às 19h, acontece a Cerimônia Oficial de Abertura, às 19h no Ginásio Municipal de Esportes.

Vale destacar que este 1º Campeonato Sul-americano é realizado em parceria do Poder Público de Salto e a Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado – CBVA (Melhor Idade), promotora, organizadora e realizadora da competição.

Um dos motivos que levaram a atual administração “abraçar” este histórico evento esportivo foi a divulgação – até internacional – da cidade, sobretudo na condição de Estância Turística. Desde que Salto foi confirmada como sede, importantes veículos de comunicação do Brasil e da América do Sul já estão em contato com os organizadores do evento, buscando credenciar seus profissionais para suas coberturas jornalísticas.

Além disso, a expectativa é grande para o potencial de fomento da economia local. Nos primeiros dias de divulgação do evento, Salto viu esgotar sua capacidade de hospedagem dos visitantes, seja em hotéis, pousadas, pensões, chácaras etc.

Portanto, é de se esperar uma grande procura, sobretudo, pelo segmento de alimentação e gastronomia, como restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, mercados, supermercados, mercearias, açougues, lojas de conveniência etc. durante os quatro dias de competição.

Esta iniciativa vem fortalecer, ainda, a política pública da atual administração em promover, também pelo Esporte, a integração e qualidade de vida a esta faixa etária da população. Como parâmetro, Salto já tem se firmado, no período pós-pandemia, como uma referência nas disputas desta modalidade esportiva. Isso se confirma pelos expressivos resultados obtidos nas edições mais recentes dos JOMI – Jogos da Melhor Idade, sobretudo na Fase Regional (Salto é a atual Bicampeã de vôlei, masculino e feminino) e marcando presença com destaque também nas Finais Estaduais desta competição.

Neste ano, das 6 etapas válidas pelos Campeonatos da Superliga de Vôlei da Melhor Idade, 5 foram marcadas para Salto, utilizando-se o Ginásio Municipal de Esportes João Ferraro e também o Centro Esportivo João Guarda – e com a cidade sendo representada em 5 categorias (sendo 3 no feminino), com grandes chances matemáticas de avançar em várias delas às fases decisivas do Estado.

Ou seja, a cidade aposta também na força deste Sul-americano para deixar um legado positivo com potencial para reforçar – e ampliar – a prática desta modalidade, que já está se tornando uma “febre” em vários municípios do Estado e do Brasil, envolvendo desde competidores acima dos 45 anos de idade, mas com a maioria na faixa etária de 60 a 70 anos.

Impulsionado também pelo fato de a cidade ser sede do Sul-americano, o Ginásio Municipal de Esportes João Ferraro está recebendo várias melhorias, desde a completa pintura interna (neste caso em parceria com a empresa local, Eucatex, que está fornecendo as tintas e toda consultoria técnica), além da completa reforma do teto, a ser executada por uma empresa especializada. Ou seja, mais um legado positivo que continuará servindo os atletas e esportistas da cidade no pós-Sul-americano.

Para acomodar as cerca de 2 mil pessoas ligadas ao Sul-americano serão utilizadas, durante o período de recesso em virtude do feriado nacional, diversas escolas da cidade, sejam municipais, estaduais e até particulares.