PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES CULTURAIS


CARNAVAL

O Carnaval em Salto conta com apresentação de Escolas de Samba locais e convidadas, Bailes Populares e Concurso de Fantasias.

O destaque desse evento são os chamados Bonecões da Barra. Constituem uma das mais expressivas tradições do carnaval desde meados do século XX. Essas criações – enormes e engraçados bonecos “dirigidos” por homens que ficam dentro deles – nasciam das mãos de populares, que moravam ou se reuniam na Barra, um simpático e pequeno bairro localizado junto à confluência dos rios Tietê e Jundiaí. Atualmente são confeccionados próximos ao Bairro da Barra, satirizando figuras locais e nacionais.


PAIXÃO DE CRISTO

A encenação da “Paixão de Cristo” é um evento turístico-cultural, com participação de atores, bailarinos e voluntários da comunidade. É um espetáculo estilizado, apresentado

no Sábado e Domingo de Ramos, considerado um dos melhores espetáculos do País. São 300 atores da cidade que participam do espetáculo, que está entre os maiores do Brasil. Turistas de várias cidades se deslocam até Salto para assistir a encenação todos os anos.

Local: Pavilhão das Artes – Centro


ROMARIA DE SALTO A PIRAPORA

Criada desde 1953, a romaria de Salto a Pirapora é um evento cultural e religioso, que ocorre durante o mês de maio anualmente, tendo grande participação dos saltenses além de atrair pessoas de cidades vizinhas. Durante o trajeto realizado, os romeiros pedem graças e recebem as bênçãos de Nossa Senhora do Monte Serrat. Atualmente, a Romaria tem sua 61ª edição no município saltense, e cerca de 6.000 romeiros participam desta grande comemoração, que envolve cultura e religião.


FESTA ÍTALO-SALTENSE

Homenagem à presença italiana em Salto, marcante nas diversas áreas das artes. Busca mostrar a influência dessa cultura na formação da cidade.

Dança com muita música italiana é o ponto alto da festa, pois os shows iniciam desde a abertura dos portões.

A festa Ítalo-Saltense aborda também o caráter social, uma vez que conta com a participação de instituições beneficentes e associações do município, ficando por conta delas as barracas de comidas e bebidas típicas. Em todas as edições funciona um restaurante no recinto da festa.

O local da festa não é fixo. Acontece todo mês de junho, em que se comemora o aniversário da cidade. O evento ocorre todo mês de junho, em que se comemora o aniversário da cidade.

Local: Pavilhão das Artes – Centro


FESTA NIPO BRASILEIRA DE SALTO

A festa ocorre no terceiro final de semana do mês de agosto, e é realizado pela Associação Nipo-

Brasileira de Salto (Anibras) em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto por intermédio da Secretaria da Cultura. O evento promove as oficinas de origami e escrita japonesa, oferecendo aos visitantes diversos produtos artesanais típicos da cultura japonesa e uma grande praça de alimentação voltada à culinária oriental. Local: Pavilhão das Artes – Centro.


FESTA DO SALTO

Festa em homenagem à padroeira da cidade de Salto, Nossa Senhora do Monte Serrat. Acontece desde 1698, ano da fundação da cidade de Salto, porém ocorre nas primeiras semanas de setembro, mês no qual se comemora o dia 08 dessa Virgem Santa.

O evento conta com apresentação de shows musicais; quermesse| barracas de comes e bebes; artesanato e parque de diversões, além da programação religiosa, de competência da paróquia.

Local: Praça Antônio Vieira Tavares – entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat e Pavilhão das Artes – Centro.


FESTIVIDADES DE NATAL E FINAL DE ANO

Evento que já se consolidou como tradicional da cidade, haja vista a enorme variedade de espetáculos de música e dança, concursos, concertos, encenações de presépios vivos que se desenvolvem por duas semanas que antecedem a data do Natal. Merece destaque especial o desfile de carros alegóricos e outras alegorias de solo em que participam escolas, instituições, indústria e comércio. As ruas principais são totalmente iluminadas e decoradas para essa festividade. Em dezembro, essa festividade natalina toma conta de Salto todos os anos.