Prefeitura convida população para participar da revisão do Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação

A Prefeitura de Salto convida a população para participar da discussão sobre a Revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação. Para isso, está disponível formulário por meio do qual o munícipe pode opinar sobre diversos pontos, como a instalação de equipamento públicos, transporte e mobilidade, e infraestrutura urbana

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e ordenado da cidade. Enquanto instrumento de planejamento urbano, o Plano Diretor é um documento estratégico que estabelece diretrizes, normas e políticas para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade ou região. Nele, são definidas as ações e projetos a serem adotados ao longo do tempo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a preservação do meio ambiente e a organização do espaço urbano.

A importância do Plano Diretor

A relevância do Plano Diretor reside na sua capacidade de orientar o crescimento urbano de forma sustentável e equilibrada, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Entre suas principais contribuições estão:

• Ordenamento Territorial: O Plano Diretor indica áreas do município com diferentes funções e que deverão abrigar diferentes usos, tais como: residenciais, comerciais, industriais e áreas verdes, prevenindo e corrigindo a ocupação desordenada.
  • Promoção da Mobilidade Urbana: Por meio do Plano Diretor, é possível elaborar diretrizes para a infraestrutura de transporte público e vias urbanas, incentivando o uso de modos de locomoção sustentáveis e reduzindo congestionamentos.
  • Preservação Ambiental: O Plano Diretor estabelece diretrizes para a conservação de áreas de preservação permanente, promovendo a sustentabilidade ambiental, o uso racional dos recursos naturais e manutenção dos ecossistemas.
  • Inclusão Social: O Plano Diretor busca garantir o acesso igualitário aos bens e serviços públicos, como habitação, transporte, educação, saúde e lazer, bem como promover a inclusão dos grupos populacionais mais vulneráveis.
  • Estímulo ao Desenvolvimento Econômico: Com uma visão estratégica do crescimento urbano, o Plano Diretor contribui para atrair investimentos e fortalecer a economia local, reconhecendo áreas propícias às funções de relevância econômica.
  • Participação Democrática: O processo de elaboração e revisão do Plano Diretor envolve a participação da comunidade, possibilitando que os cidadãos contribuam nas decisões que impactarão suas vidas.

Em síntese, o Plano Diretor é uma ferramenta crucial para garantir o desenvolvimento urbano de forma sustentável, equilibrada, justa e democrática. Por isso, é de grande importância a contribuição popular para moldar o futuro do município, permitindo que as opiniões e as ideias dos cidadãos saltenses sejam levadas em consideração na construção de uma cidade cada vez mais inclusiva e próspera para todos.