SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE MANTÉM AS AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEIMADAS NO MUNICÍPIO.

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Defesa Civil, está intensificando a ações informativas para sensibilização da população sobre a importância da prevenção de queimadas, uma vez da entrada do período de estiagem.

O município, que possui há anos um Programa de Redução de Queimadas, desenvolve ações constantes e as intensifica neste período para evitar problemas ambientais como perda de biodiversidade, poluição da atmosfera, intensificação do efeito estufa e problemas de saúde pública: infecções do sistema respiratório, asma, irritação dos olhos e garganta, tosse, dentre outras que afetam principalmente crianças e idosos.

Distribuição de panfletos, palestras em escolas e entidades, blitz informativa e campanhas nas mídias oficiais da Prefeitura são exemplos de ações educativas que são desenvolvidas para que se reduzam as queimadas municipais.

Nesta semana, a ação de distribuição de panfletos informativos aconteceu no comércio local abrangendo além dos comerciantes, diversos munícipes transeuntes.

QUEIMADA É CRIME! Denuncie: Polícia Militar Ambiental: 0800 113 560 ou Ouvidoria: (11) 4602-8510.


Programa de Práticas de Conservação e Uso do Solo

Em continuidade com as ações do “Programa de Práticas de Conservação e Uso do Solo”, no dia 07/06/2022 foi realizada uma reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural do município com o objetivo de informar esse público sobre as práticas de conservação do solo que podem ser utilizadas para evitar problemas de erosão em suas propriedades rurais.

O Engenheiro Agrônomo Carlos Henrique Russafa Miguel apresentou os conceitos de práticas conservacionistas do solo, explicando em detalhes as principais práticas mecânicas, edáficas e vegetativas utilizadas para proteção do solo. As práticas mecânicas apresentadas foram plantio em nível, terraceamento e bacias de captação, quanto às práticas edáficas e vegetativas foi dado ênfase para plantio direto, rotação de culturas, adubação verde, adubação orgânica, culturas em faixa e cobertura morta.

Esse programa está sendo desenvolvido em conjunto com os proprietários rurais do município, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e as ações desenvolvidas para atingir o objetivo são palestras informativas e visitas técnicas a propriedades rurais onde haja algum problema relacionado a erosão do solo.


A Prefeitura da Estância Turística de Salto, junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lança pesquisa sobre arborização urbana.

A pesquisa lançada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) tem como foco a gestão participativa nas tomadas de decisões e gestão de conflitos nas ações desenvolvidas na área de arborização urbana.

O levantamento na forma de formulário (Google Forms) consta com perguntas abertas e de múltipla escolha, visando conhecer o perfil e opinião dos participantes em temas sensíveis a gestão pública. Qualquer interessado pode participar, sendo solicitado apenas um e-mail, os dados pessoais informados serão sigilosos.

Como um instrumento inovador de Participação Social em nosso munícipio, a SMMA espera obter uma boa adesão.

Para acessá-la segue o link abaixo:

https://forms.gle/xAhXHgqN4AfJ3qZ2A


CA6 – Produção e Divulgação de pelo menos uma Resolução/Deliberação por ciclo ambiental e um relatório sobre os temas debatidos nas reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Titulo Relatório: Relatório Resumido das Reuniões do CONDEMA – ciclo 2021 – clique aqui


Integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em visita ao Sr. José Silvino, morador do Jd. Jomar, que há anos vem dedicando o seu tempo para recompor e preservar um importante trecho da Área de Preservação Permanente do Córrego do Ajudante. Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, o local ficará ainda mais bonito e preservado.

 

 

 

 

 


Integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em visita ao morador do Santo Inácio, que com o apoio e a orientação dessa Secretaria já plantou mais de duzentas mudas de árvores nativas, ajudando a recuperar um importante trecho da Área de Preservação Permanente do Córrego do Ajudante, entre os bairros Santo Inácio e o Independência.

 

 

 

 


Dando sequência ao projeto de Arborização Urbana, integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanharam importante plantio de árvores nativas às margens do Córrego do Ajudante, sempre com o apoio da CSO Ambiental e utilizando mudas conseguidas pela Secretaria em TCRA’S (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental).

 

 

 

 


SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA LIMPEZA NO CÓRREGO DO AJUDANTE

A Prefeitura de Salto, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), realizou a limpeza da área do Córrego do Ajudante, localizado no centro da cidade, próximo a rodoviária.

Além da limpeza na área, que contou com a retirada de lixo e entulho, também foram retiradas árvores da espécie Leucena, plantas invasoras que não são nativas de nossa região. Um plantio com novas mudas foi realizado com a intenção de recuperar a mata ciliar do local.

Manter e proteger essas áreas é de total importância para o município. Sem elas, a água da chuva escoaria sobre a superfície e não permitiria nem sua infiltração, nem seu armazenamento no lençol freático. Outro ponto importante, é que elas ajudam a evitar a erosão e o assoreamento dos rios.

Essas, e muitas outras ações realizadas pela Prefeitura de Salto, através da SMMA, atendem às ações propostas pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), que é uma iniciativa Estadual coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.


CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA É CLASSIFICADO COMO INSTALAÇÃO MODELO SUSTENTÁVEL

O Centro de Educação e Cultura – CEC, recebeu esta semana placas de identificação dos itens de sustentabilidade que compõem os itens necessários para ser classificado como “INSTALAÇÃO MODELO SUSTENTÁVEL”.

Ao total, foram instaladas 13 placas, que vão desde lixeiras ecológicas, bicicletário, área verde, área permeável, torneiras temporizadoras, lâmpadas de leds, árvores com identificação, espaço árvore, uso de madeira de demolição e de reciclagem, ventilação cruzada e iluminação natural até a coleta de água de chuva e rampas de acessibilidade de acordo com as normas NBR 9050.

A instalação das placas teve por objetivo tornar a divulgação de Instalação Modelo Sustentável visível a todas as pessoas que visitarem o prédio, além de promover as questões ambientais que estão sendo desenvolvidas no município.


Conclusão dos Espaços Árvore em áreas públicas

Dando continuidade às ações realizadas pela Prefeitura da Estância Turística de Salto, na execução das diretivas do Programa Município VerdeAzul, no mês de julho de 2021, foi concluído o cronograma de implantação dos Espaços Árvore nas áreas públicas do município, dessa forma, a partir de agora todos os espaços públicos do município contam com estes espaços.

Os Espaços Árvore são canteiros de tamanho maior que os convencionais, onde são plantadas mudas de árvores com o objetivo de proporcionar às árvores condições adequadas de desenvolvimento, facilitando a absorção de água, respiração e demais funções fisiológicas e, além disso proporcionam espaço suficiente para suas raízes se desenvolverem adequadamente, evitando que ocorram danos estruturais nas calçadas, problema frequente onde há canteiros reduzidos.


Programa de Práticas de Conservação e Uso do Solo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salto está desenvolvendo um Programa de Práticas de Conservação e Uso do Solo no município, este programa visa conscientizar os proprietários rurais a realizarem as práticas adequadas para controlar a erosão do solo em suas propriedades. Os principais objetivos sãoevitar perdas de solo e de produtividade agrícola e,consequentemente diminuir os danos ambientais como o assoreamento de nascentes e cursos d’água.

Esse programa está sendo desenvolvido em conjunto com os proprietários rurais do município, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e as ações desenvolvidas para atingir o objetivo são palestras informativas, visitas técnicas a propriedades rurais e a criação de vídeos informativos que são publicados na imprensa oficial e enviados aos proprietários rurais. Um vídeo informativo sobre o assunto está disponível no site oficial da prefeitura e pode ser acessado através do link: https://salto.sp.gov.br/municipio_verde_azul/.


Queimadas


CEMUS IV desenvolve o Projeto Iluminando Saberes

As ADIs – Auxiliares de Desenvolvimento Infantil do CEMUS IV “ProfºOdilo Della Paschoa” desenvolveram durante o mês de junho, o Projeto Iluminando Saberes, com a confecção de brinquedos, jogos e materiais de apoio, como também um cartão de acolhimento para cada aluno atendido pelo CEMAEE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado.

O objetivo é dar conforto, uma palavra amiga, para todos os estudantes público alvo da Educação Especial, com o intuito de integrar a equipe escolar em ações voltadas para o aprendizado e integração, durante o período de pandemia, além de conscientizar a comunidade escolar através da reutilização de materiais reciclados.

Foram confeccionados pelo projeto: jogos sensoriais, de coordenação motora, raciocínio lógico, pareamento e alfabetização, e os já citados cartões, utilizando sucata e materiais recicláveis (caixas de papelão, tampinhas de garrafa, garrafas PET, copinhos de iogurte, rolinho de papel higiênico), contemplando assim, o Programa Município Verde Azul, e promovendo uma conscientização tanto das funcionárias quanto aos estudantes que serão beneficiados.
As barreiras que impendem o acesso ao ensino e a convivência de alunos da Educação Especial estão relacionadas a diversos componentes e dimensões da escolarização. Ocorre também por falta de conhecimento dos envolvidos na dimensão escolar.

A inclusão de pessoas com deficiência faz parte do paradigma de uma sociedade democrática, comprometida com o respeito aos cidadãos e esse projeto tem como escopo integrar os profissionais envolvidos no processo de escolarização desses alunos, envolve-los em ações que permitam conhecer as reais necessidades de aprendizado dos estudantes que são atendidos pelo CEMAEE, de toda a rede municipal de ensino.


Guarda Responsável

Que bom que você decidiu adotar um novo amigo! Mas antes de escolher seu peludinho, confira algumas dicas sobre como lidar com seu novo companheiro:

• Ao escolher seu novo amigo, leve em conta o temperamento dele e veja se ele se adaptará ao seu lar que se tornará o dele. Evite um animal com muita energia se você mora em apartamento, por exemplo. No caso de filhotes, talvez você precise de paciência e persistência para educá-los.

• Adote um animal já castrado, ou comprometa-se a castrá-lo assim que ele chegar na idade certa, seja macho ou fêmea. Isso é muito, MUITO importante! Afinal, uma gatinha ou cadela pode ter cerca de 10 filhotes por ano, e você não conseguirá famílias que adotem todos eles, evitando assim que estes animais também acabem indo parar nas ruas.

• Tenha em mente que você precisará de dinheiro não só para ração e vacinas, mas também poderá gastar com tratamento para eventuais problemas de saúde.

• Assim como as pessoas, um animal também pode ficar doente ou velhinho. É nesses momentos que ele mais precisará da sua atenção e cuidados. Cuide muito bem dele, assim como você gostaria de ser tratado quando estiver doente ou idoso.

• Cães e gatos podem viver 15 anos ou mais e você será responsável por cuidar dele durante todo esse tempo.

• Todos os moradores da casa devem estar de acordo com a adoção. Isso ajuda a evitar que seu amigo seja maltratado ou mesmo abandonado!

• Animais não são brinquedo. Eles têm sentimentos e precisam de cuidados e atenção constantes. Se você não está disposto a ter paciência e dedicar boa parte do seu tempo a ele, compre um bicho de pelúcia!

• Se você passa muito tempo fora de casa, que tal adotar logo dois? O trabalho é quase o mesmo, e tem a vantagem de que eles fazem companhia um ao outro na sua ausência.

• NUNCA abandone um animal. Tanto os cães quanto os gatos se apegam aos seus donos, e muitas vezes entram em profunda depressão ao serem rejeitados. Honre sua relação com ele: não seja um amigo-da-onça.

• Ao ver que seu animal está com problemas de saúde ou tentando te alertar, entenda que mesmo sem condições financeiras existem os Centros de Controle de Zoonoses – CCZ dos municípios que possuem veterinários especializados em cuidar do seu bichinho. Não seja negligente!

• Saiba que se você não seguir estas normas para com o seu animalzinho, isto será denominado como Maus-tratos e quem age desta forma corre o risco de ser penalizado pela Lei de Crimes Ambientais!

• Seja consciente! Ame os animais! Adote uma vida, não compre!


Florestas Urbanas em Salto

A Prefeitura de Salto, através da Secretaria de Meio Ambiente implantou no município dois projetos-piloto de Floresta Urbana, o primeiro em 2017, na rua 9 de Julho, onde funcionava o Paço Municipal e que atualmente é a sede do SAAE,e o segundo em 2019, na Avenida dos Trabalhadores.

O projeto conceitual, está ligado às diretivas do Programa Município Verde Azul e tem como objetivo apresentar a população a possibilidade de compatibilizar os equipamentos urbanos (semáforos, placas de trânsito, guias rebaixadas, fiação, etc.) com árvores, uma vez que essas árvores urbanas têm funções importantes para a saúde pública e ambiental da cidade, como a regulação da temperatura, a infiltração da água de chuva no solo, além da alimentação da fauna local.

Essas florestas urbanas já implantadas vêm sendo mantidas através de manutenções como a condução das mudas/árvores plantadas, a substituição das que não se desenvolveram, manutenção das placas indicativas, etc.


Nascente Modelo


Biodiversidade é foco de estudo pelos alunos do CEMUS XIII

Os alunos do CEMUS XIII ”Profº José Carlos Keiller” estão focados no estudo da Biodiversidade, através do Projeto “Protegendo o lugar onde vivo, áreas verdes e os animais domésticos e silvestres.

A Turma D da Professora Ana Lúcia Arendit Costa e a Turma E da Professora Atalitade Lourdes da Silva Hudson do Maternal III promoveram no dia 10 de junho, uma atividade com os elementos da natureza. Isto possibilitou as crianças e suas famílias realizarem arte com folhas, coleta seletiva e compreender a importância do respeito aos animais presentes na biodiversidade. E a exploração divertida ao quintal rendeu muitas descobertas.

A ação faz parte do Programa Município Verde Azul,O Programa Município VerdeAzul é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente, que busca incentivar a gestão ambiental compartilhada.

O grande objetivo do Programa é o de estimular e auxiliar as Prefeituras do Estado de São Paulo. Esse auxílio é voltado para a elaboração e execução de políticas públicas com o enfoque no seu desenvolvimento sustentável.


SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE RETOMA RESGATE DE ABELHAS NATIVAS

A Secretaria de Meio Ambiente reiniciou as operações de ‘resgate’ de abelhas nativas em árvores que serão removidas ou sofreram queda espontânea. As abelhas nativas também denominadas abelhas indígenas, não possuem ferrão desenvolvido, sendo importantes agentes polinizadores.

Esta operação consiste no corte da seção do tronco ou galho da árvore que será derrubado onde encontram-se as abelhas, de maneira que estas sejam destinadas a um local seguro, preservando assim a colmeia ali estabelecida. Todos os resíduos do manejo de arborização urbana pública de Salto são triturados e posteriormente destinados para compostagem.

Ainda em análise, está a criação de um protocolo de operação geral junto à concessionária para a conservação da fauna silvestre.

A ação é mais um iniciativa de conservação da biodiversidade da fauna urbana desenvolvida pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Salto.


Projeto de Arborização Urbana é destaque no CEMUS VII

Focando na conscientização dos alunos sobre a importância das árvores para nossa qualidade de vida e incentivá-los nos cuidados com as plantas, a direção, professores e funcionários do CEMUS VII “Profª Maria Jesuina Nascimento de Moraes realiza junto à comunidade escolar, Projeto de Arborização Urbana, com diversas ações como o plantio de sementes, vídeos educativos, vídeo-aulas, jogos pelo aplicativo (wordwall) e momentos em família apreciando a natureza.

Abordar o meio ambiente, principalmente a questão da arborização, é essencial para a formação de indivíduos responsáveis e conscientes de seu papel na preservação do planeta, principal objetivo do Projeto, que faz parte das diretrizes que norteiam o Programa Município VerdeAzul, desenvolvido em toda a rede municipal de ensino, voltado para a elaboração e execução de políticas públicas com o enfoque no desenvolvimento sustentável, uma ação da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Educação.

Durante a entrega do kit merenda, os pais também receberam um kit plantio, contendo terra, sementes de tomate cereja e cebolinha, além de orientações das atividades propostas pelos professores por vídeo-aula e no grupo WhatsApp. As educadoras explicaram a importância de cultivar plantas em casa, os benefícios que trazem para nossa vida, métodos de plantio, cultivo e desenvolvimento das espécies. Todo o processo será registrado pelos estudantes através de fotos, vídeos e desenhos.


Projeto do CEMUS II resgata brinquedos e preserva o meio ambiente com arte

As ADIs – Assistentes de Desenvolvimento Infantil do CEMUS II “Maestro Professor Silvestre Pereira de Oliveira” e das unidades de extensão realizaram no mês de junho o Projeto “Reciclando e Protegendo o Meio Ambiente com Arte”, com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar e toda a população sobre a importância de reciclagem e resgate de brinquedos.

Vale lembrar que o Projeto faz parte das diretrizes que norteiam o Programa Município VerdeAzul, que está sendo desenvolvido em toda a rede municipal de ensino, voltado para a elaboração e execução de políticas públicas com o enfoque no desenvolvimento sustentável, uma ação da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Educação.

Na Creche do Jardim Independência foram confeccionadas bonecas de fuxico e fantoches de caixa de leite, a partir de retalhos de tecidos fornecidos pela Loja Lima Modas e embalagens de leite entregues pela comunidade.

A ação na Creche do Centro foi criar jogos de montar, com destaque para o Cara de Batata, feitos com papelão doado pelo comércio Doces Bruno. Já a escolha das profissionais da Educação Infantil do Jardim Donalísio foi a confecção de marionetes de cachorrinhos, feitas de rolinhos de papel higiênico doados pela população do bairro.

Os brinquedos serão utilizados nas unidades educacionais, contribuindo para a interatividade e sociabilidade das crianças, despertando a conscientização em temas como a reciclagem, o resgate do brincar e o gosto pelo lúdico, favorecendo a melhoria na qualidade de vida como um todo.


Parada Solidária do CEMUS XII arrecadou leite e distribuiu mudas de árvores

Ação recebeu 370 litros de leite e faz parte do Programa VerdeAzul

A equipe escolar do CEMUS XII “Profª Antonieta de Campos Buldrin Sontag” promoveu no último dia 12 de junho, sábado, na Creche Santa Marta e Extensão Cecap, a Parada Solidária – Plante Essa Ideia, ação que integra o Programa Município VerdeAzul, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das Secretarias da Educação e do Meio Ambiente, e o Instituto MAAT.

O Programa Município VerdeAzul está sendo desenvolvido em toda a rede municipal de ensino, voltado para a elaboração e execução de políticas públicas com o enfoque no desenvolvimento sustentável.

A proposta da Parada Solidária foi promover a troca de leite por uma muda de árvore, visando a interação do aluno com o meio ambiente e um olhar sobre a realidade e a necessidade dos problemas sociais principalmente nos tempos de pandemia.

As funcionárias do Cemus XII, que trabalharam no evento, receberam café da manhã oferecido pela Padaria Aliança: Projeto “Aliança do Bem” – Multiplicando os Pães.

Na oportunidade a Secretária da Educação Anna Christina Carvalho Macedo de Noronha Fávaro esteve presente e elogiou a iniciativa que une conscientização e preservação do meio ambiente e ajuda ao próximo. “O slogan do projeto define muito bem a ação: Plante Essa Ideia e Ajude o Próximo”, acrescentou.

Foram arrecadados 370 litros de leite que beneficiarão as famílias cadastradas no programa do Instituto MAAT.


CEMUS VIII realiza projeto de uso racional da água

Ação faz parte da diretiva Gestão das Águas do Programa Município VerdeAzul

O Programa Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, valorizando a agenda ambiental das cidades. O CEMUS VIII “Profª. Maria Florinda Zanni” contribui com o Programa, propondo aos alunos atividades que despertem o interesse pela preservação de um dos recursos naturais mais importantes para a sobrevivência humana: a ÁGUA, visando com isso, mudança de pensamento sobre o uso consciente do recurso nos alunos, suas respectivas famílias e toda comunidade escolar.

As atividades foram coordenadas pelos professores que juntamente com os alunos formalizaram o projeto através de vídeos postados no facebook da unidade Cemusoito Seme Como produto final do trabalho foi elaborado folder para distribuição, contendo o manifesto “Água – Bem Precioso” de autoria da professora Maria Inês Vieira Lopes, com contribuição das professoras e alunos dos 4º anos. No verso do material foram elencados “10 atitudes para economizar água”, fonte da pesquisa sobre economia de água enviada aos pais.


Guarda responsável de cães e gatos é tema de projeto do CEMUS VI

No último dia 17 de junho, o CEMUS VI “Profª Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta” realizou importante encontro virtual, com o tema principal Biodiversidade – guarda responsável de cães e gatos, projeto que faz parte das diretrizes do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente.

Participaram do encontro, direção, coordenação, professores, pais e alunos da unidade escolar, a professora Samar Cavalcante representando a Secretaria da Educação, além da Veterinária Drª Luciana Soares do Centro de Controle de Zoonoses de Salto, que ministrou uma palestra com informações e orientações sobre a importância da guarda responsável para o meio ambiente. Citou ainda, a castração como meio de evitar e reduzir ninhadas indesejadas, lembrando que esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou sem situação de maus tratos. “Todos devemos saber que o animal tem o seu ciclo de vida que gira em torno de 10 a 20 anos, dependendo do seu porte. Temos que estar cientes que eles precisam de um espaço adequado com água, alimentação e abrigo. Pensar sobre isso antes de adotá-los é fundamental”, destacou Luciana, que acrescentou ainda: “Os animais também necessitam de cuidados específicos como as vacinas, que os protegem de doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos. É muito importante também não deixar seu animal sozinho pelas ruas, só sair com coleira ou guia, acompanhado pelo responsável. Tudo isso devemos saber antes de adotar um animal, pois a falta de responsabilidade e seu abandono pode ser considerada maus tratos, e isso é crime”.

A Veterinária discorreu sobre o Centro de Controle de Zoonoses de nossa cidade, que mantém um canil para animais abandonados. Por fim, ressaltou a importância da adoção ser um consenso familiar, sendo que todos devem estar de acordo, pois a responsabilidade é da família; e proporcionando interação com o grupo, esclareceu dúvidas e questionamentos dos estudantes e pais que prestigiaram o encontro virtual.

Ao final do evento, a diretora do CEMUS VI, Cleonice de Oliveira Pedro informou que a finalização do projeto, com apresentação de uma live diretamente do canil, acontece no próximo dia 29 de junho.


Vencedores do XX Prêmio Câmara de Meio Ambiente foram premiados em solenidade na Sala Palma de Ouro

Na noite de terça-feira, dia 15, a Câmara da Estância Turística de Salto e a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, realizaram na Sala Palma de Ouro a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores do XX Prêmio Câmara de Meio Ambiente, cujo tema em 2021 foi “Covid e Meio Ambiente: Quais os desafios para um planeta mais saudável?”.

Neste ano, 451 trabalhos foram inscritos por alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Salto, nas modalidades Desenho, Cartaz, Texto Dissertativo-Argumentativo, Fotografia e, pela primeira vez, Letra de Música. A modalidade Fotografia foi aberta à participação de todas as pessoas interessadas, sejam elas profissionais ou amadoras. Os premiados receberam um certificado e uma planta simbolizando a conscientização ao meio ambiente.

A cerimônia foi restrita à participação dos vencedores nas categorias do prêmio e seus acompanhantes, servidores da Secretaria Municipal de Educação, representantes de escolas municipais, estaduais e particulares e membros dos poderes Legislativo e Executivo de Salto – seguindo as diretrizes do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia de Covid-19, com ocupação máxima de 40% da capacidade do local.

No início da solenidade, foi exibido um vídeo com uma seleção dos trabalhos recebidos nesta edição do Prêmio Câmara. Em seguida, os bailarinos Luiz Miranda e Mariana Tancredo, da Faces Ocultas Cia. de Dança, fizeram uma apresentação especialmente criada pelo coreógrafo Arilton Assunção.

As vencedoras na modalidade Desenho foram Gabriela Inocencio Scovino (Cemus VI “Prof.ª Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta”), Ana Clara Oliveira (Escola Estadual “Prof.ª Iracema Pinheiro Franco”) e Vivian Alonso (Colégio Prudente de Moraes).

Na modalidade Cartaz, as vencedoras foram Letícia Proença Antonio (Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”), Maria Eduarda Guaris Garzon (Colégio Ceunsp) e Lana Eloá Vignoli do Espírito Santo (Escola Estadual “Prof. Paula Santos”).

A modalidade Fotografia teve como vencedores Matheus Henrique Pereira (Cemus III “Prof. João Batista César”) e Joana de Souza Lima de Macena (Jardim Santa Cruz).

As vencedoras na modalidade Texto Dissertativo-Argumentativo foram Letícia Keiller de Andrade (Colégio Prudente de Moraes), Pietra da Silva Coltro (Escola Sagrada Família) e Anna Flávia Nunes Oliveira Santos (Colégio Prudente de Moraes). As redações das alunas foram lidas, respectivamente, pelas professoras Débora Santhyago Carvalho, Elaine Lourenço Pereira Ziburis e Ingrid Fernanda Rodrigues.

Na modalidade Letra de Música, criada especialmente para esta edição do prêmio, o aluno vencedor – Vitor Hugo Nogueira Perdomo (Colégio Anglo) – traduziu em versos e melodia, com extrema sensibilidade, o atual momento em que vivemos. Ele apresentou a canção “Queima meu Coração”, sendo acompanhado na percussão pela pedagoga que trabalha com motricidade musical Rita de Cássia Tomirotte Marques Thexeira, juntamente com a produtora musical e professora de interpretação vocal Camila de Oliveira Mattos, e pelo bailarino da Faces Ocultas Henrique Duarte.

O homenageado com o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente, que a cada ano é concedido a uma instituição, entidade, empresa ou profissional que se destaca na defesa do meio ambiente, foi o senhor Antonio Alves Martins.

Há um ano e meio, após o falecimento de sua filha caçula Gabrielle Alves Martins, aos 18 anos de idade, o senhor Antonio começou a cuidar de uma área pública abandonada próxima à sua residência – anteriormente usada para o descarte de lixo, sofás velhos e demais entulhos – e a transformou em uma praça florida e com árvores frutíferas, localizada na Rua Stromboli, no Jardim Santo Inácio. Ele aterrou o espaço, colocou cercas e aos poucos foi plantando flores e mudas de árvores frutíferas, muitas delas recebidas como doações da vizinhança.

Antonio Alves Martins nasceu em Monte Azul, norte de Minas Gerais, vive em Salto há 35 anos, é casado com Clemência Fernandes Alves e é pai de Agnaldo, Claudinei e Gabrielle (in memoriam) e avô de cinco netos.

Devido a um compromisso já firmado anteriormente, o senhor Antonio não pôde estar presente na solenidade e foi representado pelo filho Claudinei Alves Martins, pela nora Tatiane Antunes Prado Martins e por sua outra nora Cristina Maria da Rocha Martins.

Fizeram uso da palavra durante a cerimônia a secretária de Educação, Anna Noronha Fávaro; o vice-prefeito Edemilson Santos; o presidente da Câmara, Cícero Landim; e o prefeito Laerte Sonsin Júnior.

Também compareceram à solenidade os vereadores Alessandro Dernival da Silva, Daniel Fraga Moreira Bertani, Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, Gideon Tavares, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes. E, ainda, os secretários de Meio Ambiente, Oswaldo Antonio Dalla Vecchia; de Cultura, Oséas Singh Júnior; de Obras e Serviços Públicos, Sandro Roberto Stivanelli; e o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Arildo Guadagnini.

Estiveram presentes ainda a dirigente Regional de Ensino da Região de Itu, professora Josimarie Júlio; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Evelize Assunta Padovani; e o presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto, Caio César de Oliveira.


Filtro Ecológico
Quer aprender a fazer um filtro ecológico em casa? Confira o vídeo produzido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente!


Erosão Pluvial
Nesta publicação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente traz importantes informações sobre os tipos de erosão.


Compostagem
Como fazer compostagem em casa? A equipe da Secretaria de Meio Ambiente mostra que é possível. Confira!


Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza atividades minerárias

Em ação coordenada ao Programa Município Verde Azul, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fiscalizou no início do mês de abril quatro bairros do município que tiveram de forma remota identificada alguma irregularidade minerária. Os bairros fiscalizados foram: Parque Laguna, Santa Marta, Guaraú e Santa Cruz.

A atividade anualmente desenvolvida pelos fiscais precede de um levantamento remoto, onde ocorre o cruzamento dos dados oficiais com os dados informados pelo setor local, as que apresentam inconsistência são vistoriados in loco A Secretaria não é o órgão diretamente responsável pela regulação do setor, entretanto possui competência para identificar e comunicar os órgãos responsáveis. De acordo com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Flávio Garcia, “o conhecimento da exploração minerária em nosso território apesar de não ser uma atividade de nossa regulação é de extrema importância, uma vez que o impacto gerado é local, sendo nossa população e meio ambiente diretamente afetado’’.

As atividades fiscalizadas indiretamente esse ano serão a extração de Areia, Argila e Granito e ao final do terceiro semestre será elaborado um relatório com todas informações de caráter público Foto: SMMA


Na tarde do último dia 09, a Secretaria de Meio Ambiente ministrou um curso de poda de árvores com o objetivo de capacitar profissionais autônomos e empresas que executam serviços de poda e remoção no município de Salto. A apresentação foi realizada pelos Engenheiros Agrônomos da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Henrique Russafa Miguel e Carlos Manoel do Nascimento Faria. Foram abordados temas como o objetivo da poda, os tipos permitidos e proibidos, a maneira correta, os equipamentos que são utilizados e a legislação que dispõe sobre estes procedimentos.

Essa ação faz parte do Programa Município Verde Azul e contou com a participação de alguns podadores autônomos do município e de alguns funcionários da empresa CSO, concessionária que executa serviços de poda no município. Os participantes receberão certificado de conclusão e uma carteirinha que habilita a realização destes serviços.


SAAE: troca gratuita de hidrômetros prossegue na cidade

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto tem intensificado a troca de hidrômetros em diversos bairros da cidade, sem custo para o cidadão.
A meta é trocar mais de 2 mil hidrômetros, em conjunto com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e em parceria com a empresa BBL.

A meta, segundo o superintendente Ernivan Balieiro, é concluir a troca desses hidrômetros nos próximos 4 meses. “O objetivo da troca é diminuir perdas e oferecer um melhor serviço para a população”, afirma.

Identificação – O SAAE informa que os funcionários responsáveis pela troca estão devidamente identificados, com carro adesivado. O funcionário da empresa BBl é Renato Cesar Micheletti, RG: 7.886.795-7 e Raphael Abbondante dos Santos RG: 54.344.833-2.

O veículo usado é da marca Chevrolet, modelo Ônix, Placa QQZ 0500.

Os agentes estarão usando máscara, devidamente uniformizados e com carro identificado.

Dúvidas ou informações ligue 0800 7796 300 ou 4602-6370, atendimento 24 horas.

O SAAE fazendo o melhor para você!



Programa de acompanhamento da evolução das áreas contaminadas existentes no município

A Secretaria do Meio Ambiente, com auxílio da Vigilância Sanitária Municipal de Salto, finalizou as visitas relativas ao ciclo 2021, conforme ação solicitada pelo Programa Município Verde Azul, em relação as áreas contaminadas da Estância Turística de Salto, com base na lista de áreas contaminadas emitida pelo órgão ambiental estadual (CETESB), datada de dezembro de 2020. A lista é pública e pode ser acessada pelo seguinte link: https://cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacao-de-areas-contaminadas/.

Uma área contaminada é um local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos (tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada ou acidental). Nessa área, os poluentes ou contaminantes podem concentrar-se em diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo ou nas águas subterrâneas.

No Estado de São Paulo, o gerenciamento de áreas contaminadas é regulado pelo órgão ambiental estadual, CETESB.

Acessando o link é possível constatar que em Salto existem 14 locais com contaminação na água subterrânea e/ou subsolo. Porém, na lista oficial da CETESB constam duas empresas com áreas contaminadas, sendo uma vizinha da outra, em áreas contíguas, com CNPJ diferentes, mas com mesma coordenada da área contaminada nas duas fichas, ou seja, é uma única área e não duas, a presença de duas fichas acontece por causa dos CNPJ diferentes. Portanto, pela lista da CETESB no município de Salto existem 14 áreas contaminadas, mas na realidade são 13 áreas. Sendo onze postos de combustíveis e duas áreas industriais.

Essa atividade realizada pela Secretária do Meio Ambiente com a Vigilância Sanitária iniciou em 2017. Sendo monitorados, duas indústrias e onze locais classificados pela CETESB como postos de combustíveis, mesmo em alguns casos, tendo outros usos atualmente.

Esse ano por conta da pandemia, as visitas foram realizadas de forma remota, onde os proprietários ou as empresas que gerenciam as áreas contaminadas enviaram todas informações necessárias.

Em 2021, através desse monitoramento constante, tornou possível conhecer a evolução das áreas contaminadas existentes no município.

Sempre é bom lembrar que o processo de reabilitação de uma área contaminada é extremamente lento, podendo se arrastar por décadas. Porém, já se nota uma evolução tanto nas áreas contaminadas, quanto na gestão dos resíduos perigosos, que são intrínsecas as atividades vistoriadas.



:: VÍDEO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente traz informações importantes sobre a salvaguarda da biodiversidade com o vídeo sobre animais peçonhentos. Para conferir veja abaixo.


 

Trabalho de Conservação da Fauna Silvestre local desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

No ano de 2021 a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou o Contrato de Prestação de Serviços com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS Núcleo da Floresta no Recebimento, Tratamento, Reabilitação e Reintrodução de todos os animais silvestres resgatados em nosso município pela Unidade de Resgates de Animais Silvestres e Centro de Controle de Zoonoses. A contratação teve o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, que autorizou a utilização do Fundo de Meio Ambiente – FUNDEMA.

Desde o início desta gestão até o presente momento, já foram resgatados um total de 1.084 animais silvestres. Destes, cerca de 783 animais foram entregues ao CRAS para os cuidados pertinentes à contratação. Nos primeiros 05 (cinco) meses de 2023 a secretaria já resgatou 164 animais silvestres, dos quais 67 foram encaminhados à instituição contratada.

Além dos resgates de animais silvestres mais rotineiros, que são encontrados constantemente no meio urbano, alguns casos excepcionais de resgate de animais entregues ao CRAS fazem com que esta parceria seja de suma importância para o nosso município. Dentre estes casos, destacamos: 03 Araras Canindé (Ara ararauna), 02 Papagaios-de-peito-roxo (Amazona vinacea); 02 Tamanduás-mirins (Tamandua tetradactyla); 01 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris); 01 Onça-parda (Puma concolor) e 01 Falcão-peregrino (Falco peregrinus).

Atualmente, o CRAS Núcleo da Floresta é um dos Centros de Reabilitação mais completos do estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salto, com o apoio do COMDEMA, já renovou a contratação em 2022 e está renovando em 2023, mantendo assim os trabalhos de conservação da fauna silvestre local.

 


 

Prefeitura realiza ações de educação ambiental sobre queimadas urbanas

Ações de educação ambiental sobre queimadas urbanas continuam sendo realizadas nas escolas municipais e comércios locais

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está intensificando as ações de educação ambiental nas escolas para sensibilização sobre a importância da prevenção de queimadas, mediante a entrada do período de estiagem.

No decorrer do ano de 2022, e agora em 2023, várias ações de educação ambiental foram realizadas tanto em instituições de ensino, como nos comércios do município, informando a população sobre a importância de se evitar as queimadas, sejam elas em áreas urbanas como rurais.

Juntamente com as explicações e orientações, os técnicos da secretaria distribuem panfletos com informações e números de telefones para denunciarem caso vejam alguma queimada acontecendo ou sendo provocada propositalmente.

O município, há anos, desenvolve ações constantes e as intensifica neste período de estiagem para evitar problemas ambientais como perda de biodiversidade, poluição da atmosfera, intensificação do efeito estufa e problemas de saúde pública, como irritação dos olhos e garganta, tosse, dentre outras que afetam principalmente crianças e idosos, além do restante da população.

Queimada é crime! Denuncie: Polícia Militar Ambiental: 0800 113 560 ou Ouvidoria: (11) 4602-8510.


Prefeitura e Sou Salto promovem melhorias contínuas no transporte público

A Prefeitura de Salto, juntamente com a nova empresa contratada para atender o transporte público do município, a Sou Salto, promove continuamente melhorias nas frotas de diversas linhas do sistema de transporte público coletivo municipal, para atender a toda população saltense, em todos os bairros.

Essas ações, além de aperfeiçoar a infraestrutura do transporte público, visa acompanhar o aumento da demanda no volume de passageiros nos principais pontos da cidade, principalmente nos pontos de embarque e desembarque da região central e no terminal urbano.

Entre as linhas beneficiadas, estão as linhas 12 (São Judas/Nair Maira e São Judas/Laguna), que, em agosto de 2022, foram ampliadas e hoje atendem grande parte do município, atingindo a parte central até os bairros Nair Maria, Nações, na Região Central 2, São judas e Bom retiro, na região Noroeste.

Outra melhoria no sistema foi o desenvolvimento do aplicativo chamado “Sou Transporte”, lançado em março deste ano, disponível para sistemas operacionais Android e iOS, por meio do qual a população pode se informar, em tempo real, do horário da chegada do ônibus nos pontos e itinerários, entre outras funcionalidades.

Para mais esclarecimentos e dúvidas sobre transporte coletivo municipal, acesse os canais do Fale Conosco Sou, pelo site (soutransportes.com.br/salto/contato) ou baixe o aplicativo “Sou Transporte”, disponível para download no Google Play e App Store.