Mês da Mulher é marcado por diversas ações da Secretaria de Ação Social e Cidadania

Em março, mês marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Ação Social e Cidadania realizou e esteve presente em diversas ações voltadas aos direitos da mulher. Confira alguns deles:

Implantação do Protocolo “Não se Cale” e Roda de Conversa com lideranças femininas

Na terça-feira (05), em Salto, ocorreram dois eventos para o lançamento do Protocolo “Não se cale”, projeto coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo e que prevê ações de combate à violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares.

Na parte da manhã, às 10h, a Sala Paulo Freire (CEC), recebeu o Lançamento do Protocolo “Não se cale”, com uma palestra ministrada pela secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, que falou sobre a aplicação do protocolo, voltada aos donos de estabelecimentos como casas de shows, bares e restaurantes, que foram orientados sobre como dar apoio às mulheres que se sentirem em situação de violência nesses locais.

Mais tarde, às 14h, no Auditório da Prefeitura (Paço Municipal), ocorreu também um encontro com mulheres, no qual foram dadas instruções sobre como proceder em casos de algum tipo de abuso ou importunação sexual e abriu-se em uma roda de conversa, foi dado espaço para a apresentação de demandas de políticas públicas da mulher.  A conversa foi dirigida pela Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini.

O encontro no Paço Municipal também teve a participação da lutadora de muay thai, Michele Santana, que trouxe um depoimento de incentivo e conscientização às mulheres na busca de seus direitos; da diretora da Casa da Mulher, Ilza Gomes Lima, e sua equipe, que colaboram na discussão e propostas de políticas públicas; além dos GCMs Azevedo, Eliene e Sebastião, que explanaram sobre o projeto Guardiã Maria da Penha, que atuam na prevenção e combate à violência contra mulheres.

Entrega de Políticas Públicas do Estado de São Paulo

A Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini, juntamente com a Diretora da Proteção Especial, Daiane Maria Nogueira Siqueira, e a Diretora do Departamento de Direitos Humanos, Cecília Vicente Mezzalira da Rocha, foram convidadas a participar, no dia 08 de março, na cidade de São Paulo, de um encontro com todas as cidades do nosso Estado de São Paulo com o atual governador Tarcísio de Freitas e sua equipe de Secretários, voltado à entrega das Políticas Públicas para a mulher que serão implementadas, visando a proteção e segurança a todas as mulheres. Destaca-se:

• Aluguel social às vítimas da violência doméstica;
  • Adoção de medidas de segurança para a mulher, como a colocação de tornozeleira eletrônica nos agressores;
  • Instalação de espaços maternidade nas estações do transporte metropolitano, metrôs e trens urbanos;
  • Conjunção de esforços para ampliação do “Protocolo Não se Cale” nas escolas estaduais.

Encontro Virtual das Organizações de Mulheres e Direitos Humanos – Brasileiras com Escuta das Mulheres Palestinas

Evento realizado pela União Brasileira de Mulheres do Paraná (UBM/PR), contando com a presença do Embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. A sra. Datal Salamed, que se encontra na Faixa de Gaza, iniciou informando que o apoio prestado às mulheres palestinas através do evento foi muito encorajador, uma vez que 70% dos mortos na Faixa de Gaza são mulheres e crianças.

Durante o encontro virtual, foram relatadas diversas adversidades enfrentadas pelas mulheres em Gaza, como a dificuldade para prover a própria alimentação e de seus filhos; manter a educação básica e o trabalho; partos precários nos hospitais; vários relatos de estupros sem a possibilidade de denúncia, entre outras.

Ao todo, um total de 205 pessoas de várias localidades participaram do evento, incluindo mulheres do Brasil, que se manifestaram em apoio às mulheres da Palestina.

Palestra do Conselho Municipal de Direitos da Mulher

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher da cidade de Salto, com apoio da Prefeitura Municipal, realizou a palestra “Você está preparado para o mercado de trabalho?” com a palestrante Beatriz Rodrigues, coordenadora de Data Analytics na empresa CPFL em Campinas e autora de conteúdos do Instagram @projeto_maisplena.

Essa ação ocorreu no dia 23 de março, no período da manhã na Sala Paulo Freire, onde de uma forma acolhedora e motivacional, a temática foi tratada com dicas de como dar o primeiro passo, como se preparar para processos seletivos e como a nossa imagem comunica às pessoas. Essa ação foi realizada pela Comissão de Empregabilidade e Renda do CMDM.

Sarau da Casa Do Servidor com participação do Departamento de Direitos Humanos e CMDM

No dia 28 de março, encerrando o mês da Mulher, o Departamento de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher – CMDM, foram convidados pela equipe da Casa do Servidor, para participarem do Sarau “Mulheres que há em mim” – sarau com microfone aberto, no período da manhã no Auditório do Paço Municipal e no período da tarde no Anfiteatro Maestro Gaó, com uma apresentação denominada “Série Histórica”, apontando as conquistas femininas mais significativas no decorrer dos anos.

O Sarau ainda contou com a leitura de poesias, músicas e mensagens falando do empoderamento feminino, bem como relatos de servidoras sobre sua história de superação e desafios ainda gritantes nessa geração.  Essa ação contemplou todas as servidoras públicas municipais que com certeza, serão multiplicadoras dos conhecimentos e vivências adquiridos nesse encontro.