ESTRUTURA DA SECRETARIA

ENDEREÇO DA SECRETARIA
Endereço: Paço Municipal Abadia de São Norberto – Avenida Tranquillo Gianinni, 861 – Distrito Ind. Santos Dumont – Salto/SP – CEP 13329-600
Telefone: (11) 4028-0823 – ramal 9049
E-mail: acaosocial@salto.sp.gov.br

GESTORA DAS COORDENADORIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

CONSELHOS E CENTROS DE REFERÊNCIA

Conselho Tutelar
Rua José Revel, 240
Centro | Salto-SP | CEP: 13.320-020
E-mail: conselhotutelar@salto.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Plantões noturnos e aos finais de semana.

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social – CREAS são unidades de serviços de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.

Risco social
Estar em situação de risco pessoal e social significa ter os direitos violados, ou estar em situação de contingência (pessoa com deficiência ou idosa necessitando de atendimento especializado). Normalmente, as pessoas em situação de risco social ainda estão convivendo com suas famílias.
O atendimento, personalizado e continuado, exige intervenções especializadas, por profissionais da equipe técnica até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.

No CREAS são atendidas (os):
Crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica e/ou intrafamiliar: que acontecem nas situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação, e outras situações. (Tipificação dos Serviços Socioassistencias).

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade).
Mulheres e pessoas idosas, vítimas de violência doméstica/intrafamiliar.
Famílias e indivíduos em situação de rua

Rua Joaquim Nabuco, 11 – Centro, Salto.
E-mail: creas@salto.sp.gov.br

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social

CRAS: são unidades de execução dos serviços de Proteção Social Básica destinados à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede socioassistencial.
Serviços ofertados à Família
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF: destinado à famílias em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos. Visa fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, bem como aos demais serviços setoriais.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:
Serviço complementar ao trabalho social com famílias, realizado em grupos e organizado a partir de percursos, conforme as especificidades dos ciclos de vida, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Ações do CRAS
Cadastro Único: registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios.
Atendimento Familiar: acolhida/recepção das famílias, entrevistas e estudo social; visitas domiciliares; orientação e busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.
Acompanhamento Familiar: acompanhamento das famílias prioritárias – famílias em situação de extrema pobreza, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do BPC, entre outras.
Oficinas com Famílias: realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, tem por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias.
Ações Comunitárias: ações de caráter coletivo como palestras, campanhas e eventos comunitários, voltadas para a dinamização das relações no território. Com objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária.

Articulação e Fortalecimento da Rede Local: consiste no estabelecimento de contatos, fluxos de informações e encaminhamentos entre o CRAS e as demais unidades locais.

Jardim Santa Cruz
Avenida Princesa Isabel, 1576