Diversas ações marcam o Dia “D” de Combate a Dengue em Salto

A Prefeitura de Salto, através das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, e departamentos como Hospital Municipal, Defesa Civil, SAAE, realizaram diversas atividades especiais nas escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fortalecendo o Dia D de Combate à Dengue em todo o Estado de São Paulo. 

As ações lúdicas com a temática da Dengue aconteceram durante o dia nas Escolas Municipais e Estadual com participação dos Agentes de Comunitários de Saúde: Cemus I (equipe Bela Vista) Cemus VI (equipe Saltense) Cemus IX (equipe Santa Cruz), Cemus XV (equipe Santa Cruz), Escola Estadual Irmã Maria Nazarena Correa (equipe São Gabriel) Escola Estadual Maria Constança (equipe Bela Vista). 

Os Agentes Comunitários de Saúde realizaram na região da Clínica Moutonneé manhã e tarde vistorias em diversos bairros, orientando sobre a prevenção e combate à dengue.  Já no Jardim das Nações houve atividades no CRAS (Centro de Referência Assistência Social) para o público que frequenta as atividades no local. A equipe de agentes do Jardim das realizou no período da tarde, em frente ao supermercado São Roque, orientações à população que passava pelo local e aos clientes que adentravam no local. 

A equipe de controle de endemias, além das atividades do dia-a-dia, de visita porta-a porta, também realizou uma exposição em frente a Câmara Municipal, das 9h às 16h, apresentando para a população que transitava pelo local, todo o ciclo do mosquito aedes, tendo boa adesão dos munícipes.   

O Hospital Municipal também realizou diversas ações externas com apoio de todos os colaboradores e a CIPA(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em busca de possíveis criadores e limpeza da área em caso de entulhos e coleta de lixo.

Realizou também através do Núcleo de Treinamento junto ao corpo clínico da unidade, diálogo sobre a temática, além de reforçar o atendimento na coleta de exames e retirada de dúvidas, entrega do fluxo atualizado do Ministério da Saúde. 

O Hospital também realizou a comunicação visual interna para todos os pacientes, acompanhantes e funcionários, com vídeos sobre a dengue na sala de espera de medicação, na tela de trabalho dos profissionais, reforçando a importância da prevenção.  

A Comissão de resíduos do hospital com apoio da equipe de Humanização, montou uma exposição sobre tipos de locais de acúmulo de água parada para apreciação de todos que transitavam pelo Hospital, além das rondas realizadas nas enfermarias prestando orientação aos pacientes e visitantes. 

Compartilhe esta notícia: