Comitê de Mortalidade Infantil realiza reunião no Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISM)

Aconteceu na última quinta-feira (22), às 13h30, no Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISM), a reunião do Comitê de Mortalidade Infantil, que ocorre mensalmente.

A equipe do comitê é composta por enfermeiros e médicos e seu objetivo é identificar os óbitos maternos, fetais e infantis e apontar medidas de intervenção para a redução desses eventos; sendo, assim, um excelente instrumento para avaliação das políticas públicas e das ações de assistência à saúde materna, infantil e fetal.

A mortalidade infantil é um importante indicador de saúde e condições de vida de uma população. Com o cálculo da sua taxa, por exemplo, estima-se o risco de um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida. Valores elevados refletem precárias condições de vida e saúde e baixo nível de desenvolvimento social e econômico.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfª Ana Paula Aguirre, ressalta que é de extrema importância um acompanhamento efetivo de pré-natal, por meio do qual se pode detectar problemas fetais, como, por exemplo, malformações. Algumas delas, em fases iniciais, permitem o tratamento intraútero que proporciona ao recém-nascido uma vida normal após seu nascimento.

“A rede de saúde de Salto tem uma equipe de assistência preparada e capacitada para dar todo apoio às gestantes, inclusive de alto risco. Por isso, pedimos que, em caso de qualquer queixa indesejada, procure pela unidade onde a gestante é atendida. A prevenção, como disse a colega Ana Paula, pode salvar vidas”, enfatiza a Enfermeira Nilce Brandão, do CISM – Centro Integrado de Saúde da Mulher.

Reunião do Comitê de Mortalidade Infantil realizada no CISM