Conexão da aprendizagem e bem-estar foram temas da acolhida aos professores

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, acolheu os professores da rede municipal de ensino num grande Encontro, com o tema “Educação: conexão da aprendizagem e bem-estar”. Foi um dia pensado com muito carinho, realizado na última segunda-feira, 17/07, nos períodos manhã e tarde, nas dependências da SOBEE – Sociedade Beneficente dos Empregados da Eucatex, e no SENAC, o período noturno, com os professores da EJA e Contabilidade.

O evento, que marca o retorno às atividades do segundo semestre de 2023, contou com a presença do Vice-Prefeito Edemilson Santos, do Vereador Fábio Jorge e da Secretária da Educação, Anna Noronha Fávaro, e teve como objetivo proporcionar aos professores um equilíbrio entre a saúde mental e física, dando a possibilidade e sugestões de atividades diferenciadas que podem ser desenvolvidas com os alunos no dia a dia.

Durante o acolhimento foi ministrada a palestra “Aprendizagem para corações e mentes: Cuidando de si para cuidar dos demais” pelo pedagogo Valentim Conde. Após a palestra os professores participaram de oficinas voltadas a práticas pedagógicas e cuidado com a saúde: Automassagem com Aline Yasumura; Corpo e Movimento com Thatiane Sanches; Contação de Histórias: múltiplas linguagens para Educadores, com Andreia Manho e Kelly Leal; Pedagogia Holística com José Idail; Jogos em Equipe com Bruno Marron; O Corpo e suas expressões em dança com Samuel Rodrigues.

Após as oficinas, os participantes também puderam usufruir do “Espaço Bem-Estar”, que foi montado em parceria com o SENAC, e receberam lanche. “Os professores são peças essenciais na educação e no desenvolvimento dos alunos. É fundamental contribuir com a saúde desses profissionais para que eles possam oferecer uma educação de qualidade. Com esse acolhimento espera-se que tenham um retorno tranquilo, pensando no cuidado com seu corpo e mente e que possam levar esse olhar para dentro da sala de aula, bem como refletir sobre as oficinas que foram vivenciadas para colocá-las em prática com as crianças”, enfatiza a Secretária Municipal da Educação, Anna Noronha Fávaro.