MUSEU DA CIDADE ETTORE LIBERALESSO


Localizado em um conjunto arquitetônico construído em 1903, a Casa D´Italia, ao longo do tempo, acolheu diversas atividades desenvolvidas pela Sociedade Italiana de Mútua Assistência “Giuseppe Verdi”, abrigando a sede da Corporação Musical Giuseppe Verdi, o Cine Verdi e posteriormente o Círculo de Leitura Dante Alighieri e a Escola Anita Garibaldi.

O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, segundo a definição do Plano Museológico, é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Cultura da Estância Turística de Salto. Sua criação é uma iniciativa social, quando no ano de 1989 a equipe do arquiteto e museólogo Júlio Abe Wakahara foi contratada para a formulação do projeto do museu.
Localizado no edifício da antiga Sociedade Italiana, o Museu teve sua abertura ao público realizada no dia 13 de dezembro de 1991, data oficial firmada pelo regulamento interno aprovado pelo Decreto nº 046/963. A criação desta instituição sempre foi pautada pela participação ativa de seus moradores e do interesse em preservar a memória da cidade e de seus espaços urbanos, que são testemunhos vivos da história da Estância Turística de Salto.
Esta instituição se configura como pioneira no conceito de museu-percurso, pois possui unidades externas, instaladas nos parques da Rocha Moutonnée e de Lavras, além de painéis pela cidade, que narram a história de vias públicas, construções e personagens locais.
Entre os anos de 2017 a 2020, destacam-se conquistas expressivas, como:
Criação do Plano Museológico.
Primeiro museu do interior paulista no Cadastro Estadual de Museus (SISEM-SP).
Certificação Nacional de Museus (IBRAM).
Aumento expressivo do número de visitações.
Aproximação com o público jovem.
Realização de Exposições e Eventos.
Reforma da Reserva Técnica.
Reformulação da Equipe e das ações do Educativo.
11ª colocação no ranking nacional do Prêmio Darcy Ribeiro.
Aprovação de recurso junto ao CONDECA.

O Museu fica localizado à rua José Galvão, 104, Salto/SP e o funcionamento é de terça-feira a domingo das 9h às 17h.
Para entrar em contato basta ligar para (11) 4029-3473 .
E-mail museu@salto.sp.gov.br
Entrada Gratuita.

Recomendações:
– Para grupos de visitantes entre 10 a 40 pessoas, recomenda-se o agendamento das visitas por meio do e-mail educativomuseusalto@gmail.com;
– É proibido consumir alimentos neste local;
– Antes de entrar no museu, desligue quaisquer aparelhos sonoros, a fim de respeitar os demais visitantes e pesquisadores que frequentam este espaço.

SECRETARIA DA CULTURA
Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”

                                 Fachada Museu da Cidade de Salto

 

 

SALA GIUSEPPE VERDI


A Sala Giuseppe Verdi foi construída em 1937 e já teve outros nomes, como Salão Giuseppe Verdi, Cine Verdi e Teatro Municipal. Neste espaço aconteceram cerimônias, recitais de música, bailes e outros eventos da colônia italiana. Mais tarde foi cinema e, em seguida, reformado pela Prefeitura, tornou-se o teatro municipal, que recebeu nomes consagrados das artes.
A recuperação do estado de degradação aconteceu mediante a parceria entre a Prefeitura e a Associação Cultural de Salto, com patrocínio da Petrobrás. A reforma transformou a sala num espaço de múltiplo uso, anexo ao Museu, podendo sediar os mais diversos eventos culturais. A sala tem a capacidade para até 400 espectadores, com palco, camarins e equipamentos de som e luz.

A Sala Giuseppe Verdi à rua José Galvão, 104, Salto/SP e o funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Endereço: Rua José Galvão, 104 – Centro – Salto – SP

Tel: 11 4029-3473

E-mail: museu@salto.sp.gov.br / educativomuseusalto@gmail.com

 

SECRETARIA DA CULTURA
Sala Giuseppe Verdi