PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES CULTURAIS


CARNAVAL

O Carnaval em Salto conta com apresentação de Escolas de Samba locais e convidadas, Bailes Populares e Concurso de Fantasias.

O destaque desse evento são os chamados Bonecões da Barra. Constituem uma das mais expressivas tradições carnavalescas desde meados do século XX. Essas criações – enormes e engraçados bonecos “dirigidos” por homens que ficam dentro deles – nasciam das mãos de populares, que moravam ou se reuniam na Barra, uma simpática e pequena vila carinhosamente chamada Vila da Barra, localizada junto à confluência dos rios Tietê e Jundiaí. Atualmente são confeccionados próximos à Vila da Barra, satirizando figuras locais e nacionais.


PAIXÃO DE CRISTO

A encenação da Paixão de Cristo é um evento turístico-cultural-religioso, com participação de atores, bailarinos e voluntários da comunidade. É um espetáculo estilizado, apresentado no Sábado e Domingo de Ramos, considerado um dos melhores espetáculos do País. São 300 atores da cidade que participam do espetáculo, que está entre os maiores do Brasil. Turistas de várias cidades se deslocam até Salto para assistir à encenação todos os anos.

Local: Pavilhão das Artes – Centro


ROMARIA DE SALTO A PIRAPORA

Criada desde 1953, a romaria de Salto a Pirapora é um evento cultural e religioso, que ocorre durante o mês de maio anualmente, tendo grande participação dos saltenses além de atrair pessoas de cidades vizinhas. Durante o trajeto realizado, os romeiros pedem graças e recebem as bênçãos de Nossa Senhora do Monte Serrat. Atualmente, a Romaria tem sua 61ª edição no município saltense, e cerca de 6.000 romeiros participam desta grande comemoração, que envolve cultura e religião.


FESTA ÍTALO-SALTENSE

Homenagem à presença italiana em Salto, marcante nas diversas áreas das artes. Busca mostrar a influência dessa cultura na formação da cidade.

Dança com muita música italiana é o ponto alto da festa, pois os shows iniciam desde a abertura dos portões.

A festa Ítalo-Saltense aborda também o caráter social, uma vez que conta com a participação de instituições beneficentes e associações do município, ficando por conta delas as barracas de comidas e bebidas típicas.

O evento ocorre todo mês de junho, em que se comemora o aniversário da cidade.

Local: Pavilhão das Artes, Centro.


FESTA NIPO BRASILEIRA DE SALTO

A festa ocorre no mês de agosto, sendo realizada pela Associação Nipo-Brasileira de Salto (Anibras) em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto. O evento promove as oficinas de origami e escrita japonesa, concursos de Cosplayer’s, oferecendo aos visitantes diversos produtos artesanais típicos da cultura japonesa e uma grande praça de alimentação voltada à culinária oriental.

Local: Pavilhão das Artes, Centro.


FESTA DO SALTO

Festa em homenagem à padroeira da cidade de Salto, Nossa Senhora do Monte Serrat comemorado no dia 8 de setembro. Essa tradicional festa acontece desde 1698, ano da fundação da cidade de Salto.

O evento conta com apresentação de shows musicais; quermesses, barracas de “comes e bebes”; artesanato e parque de diversões. É a maior festa da cidade, durante todo o mês setembrino.

Local: Pavilhão das Artes.

Ainda acontece no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat uma programação religiosa, de competência da comunidade da paróquia.


FESTIVIDADES DE NATAL E FINAL DE ANO

Evento que já se consolidou como tradicional da cidade, haja vista a enorme variedade de espetáculos de música e dança, concursos, concertos, encenações de presépios vivos que se desenvolvem por duas semanas que antecedem a data do Natal. Merece destaque especial o desfile de carros alegóricos e outras alegorias de solo em que participam escolas, instituições, indústria e comércio. As ruas principais são totalmente iluminadas e decoradas para essa festividade. Em dezembro, essa festividade natalina toma conta de Salto todos os anos.


FEIRA DE ARTESANATO
A tradicional Feira de Artesanato e Trabalho Manual de Salto conta com uma grande variedade de produtos artesanais e trabalhos de diversos artistas locais.
Um belíssimo espaço será entregue no Complexo da Cachoeira como sendo o Espaço do Artesão e Cafeteria, qualificando mais ainda o artesanato da cidade. Venha conferir!
Endereço: Complexo da Cachoeira, na Praça Archimedes Lammoglia, s/n, Centro – Salto.
Funcionamento: Aos sábados, domingos e feriados, das 9:00h às 17:00h.
Entrada Gratuita.

CONHEÇA A EMPADA FRITA:
A Empada Frita de Salto é uma tradição culinária típica do município. Sua história remete à década de 1940, quando as chamadas “empadeiras” preparavam esses quitutes, abastecendo por mais de meio século os bares e lanchonetes da cidade e atendendo as encomendas para festas e eventos. Uma das mais conhecidas precursoras desta iguaria foi Diamantina Andriolli, popularmente conhecida como Dona Nena. O costume no preparo da Empada Frita, contudo, atravessou gerações. A receita do quitute foi repassada das empadeiras para seus aprendizes e, ainda hoje, diversos estabelecimentos comercializam este bem cultural.

SAIBA ONDE EXPERIMENTAR:

CAFETERIA DO COMPLEXO
Endereço: Espaço do Artesão no Complexo da Cachoeira.
Aberto de Terça à Domingo, das 9h às 18h

KREP’S CAFÉ
Contato: (11) 4029-2017
Endereço: Rua 9 de Julho, 746 – Centro – Salto/SP
Aberto de Segunda à Sábado, das 8h00 à 21h00
Site: www.krepscafe.com.br
E-mail: contato@krepscafe.com

SCALLET RESTAURANTE
Contato: (11) 4602-3266 / (11) 4029-2433 / 4021-1534
Endereço: Avenida 9 de Julho, 752 – Centro
Aberto todos os dias, das 8h00 às 00h30
Site: www.scallet.com.br
E-mail: abn@scallet.com.br / adm@scallet.com.br

PADARIA ALIANÇA
Contato: (11) 4602-8595
Endereço: Rua Rui Barbosa
Aberto todos os dias, das 7h00 às 21h00
Site: www.padariaalianca.com.br
E-mail: sac@padariaalianca.com.br

LIIH BUSELLI
Contato: (11) 95336-6762
Endereço: Avenida Vicente Schivitaro, 90 – CENTRO
Aberto todos os dias das 9h às 22h
E-mail: vliliane768@gmail.com