2º Ação Delas reúne centenas de mulheres em comemoração do Dia Internacional da Mulher

No último sábado (09), a Praça XV, no centro de Salto, reuniu centenas de mulheres para comemorar o Dia Internacional da Mulher na segunda edição do Ação Delas. O evento, promovido pelo Prefeitura de Salto, reuniu atividades voltadas ao empreendedorismo, saúde e beleza, esporte e lazer, distribuição de mudas e muito mais.

Durante toda a manhã e início da tarde, foram oferecidas atividades e serviços voltados à Saúde da Mulher; medição de pressão e glicemia; maquiagem; dança; orientações do Programa Maria da Penha; orientações sobre a Dengue; distribuição de kits e algodão doce; distribuição de sementes e de mudas. O evento contou, ainda, com a participação das mulheres do Salto Delas, do Salto Arte e da Feira Noturna, com exposição de diversos produtos, além de comes e bebes.

Saúde da Mulher

No sábado (09), a “Saúde da mulher” foi tema de ação especial nas unidades de saúde Nações, Bela vista, Saltense, São Gabriel, CSII e Donalisio, que estiveram abertas das 8h às 13h para atender a população feminina.

Foram realizadas coletas de Papanicolau (agendados), solicitações de exames, orientações sobre cuidados de saúde, avaliações médicas (em algumas unidades) e vacinação para toda a família (incluindo crianças e adolescentes).

No dia anterior, ainda na manhã de sexta-feira (08), a Secretaria de Saúde também realizou uma ação especial no CISM – Centro Integrado de Saúde da Mulher. As pacientes e acompanhantes receberam orientações sobre planejamento familiar; testes rápidos; maquiagem, massagem e um café especial. Na ocasião, foi entregue um veículo 0km, modelo Argo, quatro portas, adquirido por meio de emenda do Deputado Estadual Danilo Balas (PL).