COMPLEXO DA CACHOEIRA


Cachoeira do Rio Tietê
Cachoeira do Rio Tietê (o SALTO das águas)

O Complexo Turístico da Cachoeira é um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande, isto é, a maior queda d’água existente no Médio Tietê. A cachoeira deu nome à cidade e proporcionou o surgimento do seu primeiro ciclo de desenvolvimento econômico, por meio da instalação das primeiras tecelagens movidas pela força hidráulica. Ao lado da cachoeira localiza-se o Memorial do Rio Tietê (em reforma) com um rico acervo que faz referência às tradições culturais e aos aspectos geográficos atrelados a este importante rio paulista. Sobre o Memorial, há um belíssimo e refinado Espaço do Artesão e Cafeteria, com variados produtos artesanais e gastronômicos.

No Complexo da Cachoeira, o visitante também pode contemplar o Jardim Tropical da Praça Archimedes Lammoglia, a Calçada da Fama, uma homenagem aos principais artistas saltenses (Anselmo Duarte, J Silvestre, Maestro Gaó e Lydia Dotta), o Espaço de Leitura, o Espaço Archimedes Lammoglia, o “Espaço Italiano”, em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil (1874 a 2024), cuja colônia foi a responsável direta pela caracterização urbana e cultural de Salto e o playground. O turista ainda se encantará com todo o charme e romantismo da Ilha dos Amores, sobretudo pela experiência da vista da Cachoeira do Salto através de um deck metálico. O Complexo da Cachoeira, ainda abriga paisagens surpreendentes pontuadas pela centenária Ponte Pênsil, construída ao lado da Fábrica de Tecido Brasital S/A e responsável por uma experiência de adrenalina atrelada às belezas naturais e arquitetônicas. Ao passar pela Ponte Pênsil, estarão percorrendo pela História da cidade através do Caminho das Esculturas, que conta com detalhadas esculturas dos principais personagens da História de Salto e do Brasil, como os indígenas, bandeirantes, jesuítas, artistas, pescadores e operários.

Novos horários a partir de 01/08/2024
Funcionamento: Terça a Quinta-feira, das 8h30 às 16h30
Sexta-feira a Domingo e feriados, das 8h30 às 21:30
Infraestrutura: banheiros e bebedouros públicos.

Recomendações:
– É proibido entrar neste espaço sem camisa ou trajes inadequados;
– É proibido fazer churrasco dentro do Complexo;
– A entrada com animais de estimação é permitida nas dependências do Jardim Tropical e seus Espaços temáticos. Não sendo permitido a partir do portão de acesso ao Espaço do artesão. (Seus donos são responsáveis em recolher dejetos de seus animais).

 

Conteúdo Histórico:
Professor Valderez Antônio Bergamo Silva

Historiador com mestrado pela UNICAMP;
Formado em Direito pela PUCCAMP.