Zoonoses promove orientações no CRAS do Salto de São José

O público da terceira idade que frequenta o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Salto de São José, recebeu na última sexta-feira (26/05) orientações sobre a importância dos serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Salto.

A médica veterinária da Secretaria da Saúde, Dra. Luciana Soares, explanou sobre diversos temas e enalteceu os trabalhos que vêm sendo realizados pelas equipes.

A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define zoonoses como “doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos”.

O objetivo das orientações foi reforçar sobre alguns temas do dia a dia  e que atinge toda a população, sendo eles: a importância do centro de controle de zoonoses na vida de cada munícipe; quais as atribuições no controle de saúde pública; prevenção de zoonoses; guarda responsável de animais; castrações; cuidados veterinários com animais domiciliares; controle de doenças; recolhimento seletivo de animais; vacinação antirrábica; vigilância da raiva; coleta de material para diagnóstico de Leishmaniose Visceral; Orientação sobre animais sinantrópicos como: pombos, ratos, morcegos, carrapatos, pulgas; através de visitas na residência e mediante reclamação protocolada no Setor de Zoonoses; orientação para prevenção de acidentes com animais peçonhentos e venenosos: cobras, escorpiões, aranhas, sapos, taturanas, etc; atendimento de denúncias de maus tratos; manejo de animais silvestres, principalmente gambás que invadem residências.

Os munícipes que necessitarem de orientações sobre algum serviço do setor ou tirar dúvidas, poderão entrar em contato pelo telefone (011) 4029- 4212 ou presencialmente através do endereço: Rua Floriano Peixoto, 1132 – Vila Nova – horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

Compartilhe esta notícia: