Vitesco anuncia Plano de reestruturação

O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, acompanhado do presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, esteve nesta sexta-feira (6), na empresa Vitesco Technologies (antiga Continental Automotive), onde foi recebido pelo Gerente de Planta, Emerson Silva, para apresentação das mudanças no plano de negócios da empresa em nível global.

Por decisão da matriz na Alemanha, a unidade em Salto será descontinuada a partir de 2021. A mudança afetará outras cidades com unidades em diferentes partes do mundo, como Estados Unidos, Alemanha e Itália. O diretor afirmou que a decisão faz parte do novo posicionamento estratégico da Vitesco, frente ao mercado automotivo global, com a mudança na fabricação do motor a combustão. “A decisão da matriz faz parte de um Programa de Transformação a longo prazo quanto a visão de negócio e não está relacionado ao desempenho de produção da unidade saltense”, destacou Emerson Silva.

Na oportunidade, o gerente apresentou um documento informando sobre os motivos que levaram à decisão, além de apresentar como será a descontinuidade das operações, que afetará 139 funcionários nos próximos dois anos. Os colaboradores, clientes, fornecedores e autoridades já foram comunicados sobre as mudanças.

Ao tomar conhecimento, o Prefeito lamentou muito a decisão uma vez que a empresa faz parte da história de Salto desde 1970; antes como Prema, Siemens, Continental e agora Vitesco. “Coloco-me à inteira disposição para ajudar em qualquer intermediação que envolver o poder público nesta questão; tanto o poder Executivo quanto o Legislativo. Ciente desta situação temos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, trabalhado para que outras empresas invistam no nosso município, empenho este que já tem gerado frutos no sentido de geração de empregos. Vamos auxiliar naquilo que for possível, dentro dos limites do Poder Público”, disse.

O Chefe do Executivo foi acompanhado pelo secretário interino do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Eron Zotelli Coelho e do assessor Econômico, Felipe dos Santos.