A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Administração e do Espaço Servidor, vem realizando o projeto de capacitação e aprimoramento do curso de linguagem de sinais (libras) para os servidores municipais, em parceria com a Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos (ASPAS). O objetivo é preparar pessoas para atender a população de acordo com as necessidades dessa deficiência. Cerca de 60 servidores participam do curso.
Na última semana foi realizada uma simulação na abordagem ao surdo, usando língua de sinais, com a participação da servidora da Guarda Municipal Silmara Granutto Peres, que atualmente está no Módulo Avançado do curso e já atua como agente multiplicador. Na ocasião, participaram da simulação três surdos trazidos pelo professor Rogério Lamana, da ASPAS. Para a diretora do Espaço Servidor, Vanessa Matozzinho, a ação faz toda a diferença na inclusão. “Nosso objetivo é contemplar em todas as secretarias essas ações, destacou.
Neste ano, a grade de requalificação da Guarda Civil Municipal (GCM) conta com noções de Libras, e a GM Silmara ministra noções básicas para os profissionais da corporação que realizam o treinamento.