Semana do Meio Ambiente promove ação especial no sábado (03). Confira programação completa

Semana do Meio Ambiente promove ação especial no sábado (03)

Com início nesta segunda-feira (29), a tradicional Semana do Meio Ambiente da CSO Ambiental, realizada em parceria com a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promove uma série de atividades entre os dias 30 de maio e 5 de junho. O evento faz parte da programação de aniversário de 325 anos de Salto, comemorado neste mês.

O destaque fica para sábado, dia 3 de junho, quando ocorre a ação Reconhecendo a Limpeza Urbana, com excursões para conhecer a estrutura da UVRSU (Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos). A ação é voltada a toda a população e é preciso inscrição pelo formulário https://forms.gle/F3jDrhWvCxPWkuCq7. O ponto de encontro será na Praça XV de Novembro, em quatro horários: 9h, 10h, 12h, 13h.

Enquanto ocorre a concentração para a visita à UVRSU, a equipe da CSO estará com uma tenda montada na praça na Praça XV de Novembro, com jogos que mostram a diferença entre uma cidade suja e uma cidade limpa, e orientando sobre a estrutura da limpeza da cidade e o importante papel da cada cidadão nesse processo.

Na terça-feira (30), aconteceu a Oficina de Criatividade no Ecoponto 6, voltada aos assistidos pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), com produção de kokedamas e orientação a respeito da importância da arborização urbana. O kokedama é uma técnica japonesa para suspender espécies de plantas que precisam de terra, sem a utilização de vasos.

Na quinta-feira, 1º de junho, a partir das 9h, o Bosque Jardim Nações recebe o Salto Transforma. Com participação da população, a ação visa a revitalização do terreno localizado entre as ruas Marechal Teodoro da Fonseca e Japão, com e plantio de árvores, confecção de jardineiras, flores, brinquedos feitos de materiais recicláveis e orientação sobre o descarte irregular de materiais.

Na mesma data, é a vez do Ecoponto 9 receber a Oficina de Criatividade, com produção de ecotampas e explicação das estruturas de limpeza urbana de Salto. A oficina é ministrada pelo artista Alfredo Borret, do projeto Ecotampas, e mostra como um material que usualmente é descartado pode virar uma fonte de renda. A atividade é direcionada, novamente, aos assistidos pelo CRAS.

Domingo, 4 de junho, a partir das 7h, durante a feira de domingo na Rua John Kennedy, Bela Vista, ocorre a ação Feira Livre Sustentável, com vista à sensibilização dos feirantes a respeito da separação correta dos diversos resíduos gerados no espaço e pelo programa de Coleta Diferenciada nas Feiras-Livres. Feirantes e frequentadores receberão o dinheiro verde da CSO Ambiental para trocar por brindes sustentáveis, produzidos pela cooperativa feminina Uniarte.

Para finalizar, na segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece o encerramento da Olimpíada da Reciclagem. Durante todo o mês de maio, escolas estaduais e municipais tornaram-se pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, envolvendo alunos e população. Na cerimônia de encerramento, ocorre o reconhecimento dos três primeiros colocados, com a presença dos representantes escolares e secretarias.