Secretário da Saúde participa de encontro sobre Dengue e Febre Amarela

31_01_encontro_david_uip_febre_amarelaO Secretário da Saúde, Dr. Flavio Vitale, participou nesta semana de um encontro sobre Dengue, Febre Amarela e demais arboviroses que foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O evento contou com a participação de prefeitos e secretários municipais da saúde de todos os municípios do estado, e foi comandado pelo Secretário Estadual, David Uip.

Segundo a Secretaria da Saúde, a cidade de Salto não se encontra na região de municípios com indicação para aplicação da vacina contra Febre Amarela, visto que não há contaminação confirmada e que está mantida a recomendação do Ministério da Saúde, de aplicação de vacina apenas para pessoas que se encontram em áreas endêmicas, ou que viajarão para estes locais.

A Secretaria da Saúde de Salto, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que, nos últimos três anos, o município apresentou quatro notificações de casos suspeitos de Febre Amarela, sendo um em 2013, dois em 2014 e um em 2016, mas, conforme exames confirmatórios, todos os casos foram descartados.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, seus principais sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

No Brasil, não há registro de Febre Amarela urbana desde 1942, sendo que os casos confirmados são da Febre Amarela Silvestre, transmitida pela picada  dos  mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira de rios.