Secretaria do Meio Ambiente realiza orientação junto ao setor minerário

A Prefeitura de Salto junto à Secretaria do Meio Ambiente dá sequência as ações sobre as atividades de exploração mineral iniciadas em 2017. Neste mês, a Secretaria do Meio Ambiente realizou a ação informativa junto ao setor minerário do município. A medida faz parte dos itens da diretiva de uso do solo do Programa Estadual Município VerdeAzul.

As informações foram apuradas perante aos órgãos reguladores, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e em campo a equipe da secretaria, deu prosseguimento ao plano traçado em 2017, através de visitas ao local.

Segundo o engenheiro da Secretaria, Carlos Faria, a extração mineral é uma atividade de alto impacto ambiental. No entanto, durante as visitas realizadas foi possível encontrar no município, uma atividade dentro das leis estaduais e federal, provocando um baixo impacto ao meio ambiente no município.

Dentre o diagnóstico feito pelos profissionais do poder público, há uma empresa de “lavra a céu aberto” (argila) encontrada no município, está com a Licença de Operação fornecida pela Cetesb regular, com vencimento previsto para 29/06/2019. Além disso, a Secretaria acompanha a exploração artesanal do granito em forma de pedras ornamentais ou paralelepípedos. Esta atividade requer do município uma atenção maior, embora seja uma considerada de baixo impacto ambiental.

Compartilhe esta notícia: