A Prefeitura de Salto, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Casa da Agricultura desenvolveu uma ação que busca integrar a geração de resíduos orgânicos urbanos, como resíduos de poda e varrição dos parques e áreas verdes a produção orgânica local.
Com isso, deve doar aos produtores que aderirem ao processo de certificação orgânica Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (Sisorg), o composto proveniente dos resíduos urbanos. Além do fornecimento do insumo, a Secretaria realizará a assistência técnica para inserção ao Sisorg, com apoio dos técnicos da Casa da Agricultura.
O Sisorg conta com três modalidades de certificação: Certificação por Auditoria; Sistema Participativo de Garantia e Controle Social na Venda Direta. Cada certificação apresenta características particulares.
Salto possui hoje apenas um produtor certificado (auditoria), sendo estimado mais de 20 produtores aptos a receberem a certificação. De acordo com a técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Érica Maggiorini, a iniciativa tem como objetivo ampliar certificação dos produtores e a médio prazo fomentar uma feira local de produtores orgânicos. “A produção sustentável de alimentos distribui renda, promove saúde e usa de boas práticas agronômicas; possibilitando bem-estar à toda sociedade saltense”, disse.
Compartilhe esta notícia: