Secretaria do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária realizam vistorias de áreas contaminadas

  • Categoria do post:Notícias

A Secretaria do Meio Ambiente de maneira conjunta com Vigilância Sanitária Municipal de Salto continua realizando, durante o ciclo 2018, as vistorias, conforme ação solicitada pelo Programa Município Verde Azul em relação às áreas contaminadas presentes no município.

Entre os meses de março e o início de agosto, os dois órgãos vistoriaram três indústrias e outros postos indicados pela Cetesb. Durante a vistoria foi realizado um questionário sobre a regularidade ambiental, procurando observar a documentação existente em relação a aspectos ambientais, como Licença de Operação da Cetesb, Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI) e os dados do andamento da descontaminação da área. Ainda, durante a vistoria foi identificado que se em locais que próximo a contaminação, exista algum poço artesiano em funcionamento, a área deverá ser monitorada pela Vigilância Sanitária, por meio de análise da água semestralmente, seguindo a Portaria 2914/2011 sobre potabilidade da água.

Na lista oficial da Cetesb constam no município, duas áreas industriais e onze postos de combustíveis alvos da vistoria. A situação das áreas contaminadas do município, após as visitas nos locais ficou assim: cinco áreas de monitoramento para encerramento, quatro áreas em remediação e quatro áreas com solicitação de encerramento de monitoramento.

As áreas passíveis de vistorias são emitidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que é pública e pode ser acessada pelo seguinte link:
https://cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacao-de-areas-contaminadas.  No município, 14 locais são indicados pelo órgão ambiental com contaminação que afetaram a água subterrânea e/ou subsolo.

Compartilhe esta notícia: