A Secretaria de Saúde, através do setor de Atenção Especializada em Fisioterapia, informa que, com a chegada de novos servidores, através do último concurso público, conseguiu reestruturar os serviços e iniciar os atendimentos em acupuntura.
Nesse primeiro mês de funcionamento, foram atendidos mais de 30 pacientes. A inserção dos pacientes para o atendimento é direcionada das unidades e do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME).
“Alguns tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão, atuando diretamente tanto no físico como no emocional. Salto ganha um serviço de extrema importância”, comenta a coordenadora dos Serviços de Fisioterapia do município, Ana Lúcia Toccheton Pinsdorf.
Para o fisioterapeuta que atende na unidade, Luiz Carlos Di Francesco, “as evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares, além disso, há um crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas. ”
O Secretário de Saúde Márcio Conrado enfatiza “cabe a nós gestores instituir os serviços e necessidades da rede como um todo, olhando sempre para o paciente e suas necessidades, e sem dúvida, a procura por esse tipo de serviço tem aumentado significativamente”.
Os atendimentos aos pacientes acontecem no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia do município, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, localizado à Rua José Revel, 160 – centro.