Secretaria de Meio Ambiente realiza campanha de conscientização sobre prevenção de queimadas

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mediante a entrada do período de estiagem, esteve nos comércios do município intensificando à população informações sobre a importância da prevenção de queimadas, seja ela em área urbana ou rural.

Essa ação contou com a distribuição de panfletos, com informações sobre como prevenir as queimadas e, caso ela venha a ocorrer, como acionar o corpo de bombeiros ou os outros órgãos responsáveis do município, como a Defesa Civil e a própria Secretaria de Meio Ambiente, ou ainda a Polícia Militar Ambiental.

• Polícia Militar Ambiental: 0800 113 560;
  • Bombeiros: 193;
  • Defesa Civil: 199;
  • Secretaria De Meio Ambiente: 4602-8551;

Além disso, foi informado que a prática de queimadas, muitas vezes para limpeza de terrenos, entre outros motivos, é crime ambiental, segundo a Lei Federal 9605/1998 e da Lei Municipal 3480/2015 e que o proprietário do terreno, mediante a comprovação da queimada, poderá pagar multa e responder judicialmente pelo ato.

O município, que possui há anos um Programa de Redução de Queimadas, desenvolve ações constantes e as intensifica neste período para evitar problemas ambientais como perda de biodiversidade, poluição da atmosfera, intensificação do efeito estufa e problemas de saúde pública: infecções do sistema respiratório, asma, irritação dos olhos e garganta, tosse, dentre outras que afetam principalmente crianças e idosos.

NÃO PROVOQUE QUEIMADAS! FOGO É CRIME!