SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE A CRIAÇÃO DO “BOSQUE DA VIDA” 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), atendendo à diretiva 8 (Arborização Urbana) do Programa Município VerdeAzul (PMVA), promove a criação de mais um “Bosque da Vida” em Salto. Aprovado pela Lei Municipal nº 2.805 de 2007, o projeto Plantando Vida prevê a doação, por parte da Prefeitura, de uma muda de árvore nativa para os pais de cada nova criança que nasce no município. Dessa forma, o Bosque é composto por algumas árvores que simbolizam os nascimentos.

Em parceria com o Programa Acalento, previsto na lei nº 2.853 de 2007, a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza ao hospital um termo parabenizando a família, além de explicar o objetivo do projeto e os meios para contato. A proposta é que os pais que tenham interesse em colaborar com o projeto entrem em contato com a secretaria solicitando a entrega da muda e, assim, são orientados quanto ao plantio, espécie e local, recebendo a muda na residência.

Esse ano, o Bosque da Vida está localizado na Avenida 9 de Julho, na entrada de Salto. O local abriga 298 mudas que representam todos os 1.152 nascimentos ao longo deste ciclo do PMVA. As mudas restantes foram plantadas em outros pontos da cidade. Os Bosques estão atrelados ao projeto de arborização urbana, que já vêm sendo trabalhado há algum tempo no município, e são de extrema importância, pois trazem diversos benefícios à população, flora e fauna local, como a melhoria na qualidade de vida, do ar, conforto térmico, aumento da umidade, diminuição do impacto das chuvas no asfalto, aumento da infiltração da água de chuva no solo, entre outros.