Secretaria da Saúde reforça orientações em caso de aparecimento de escorpiões

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde e o Departamento de Zoonoses, reforça as orientações em caso de aparecimento de escorpiões. Segundo o biólogo responsável pelo acompanhamento, Leandro Bernardes, durante as vistorias realizadas pelos agentes comunitários, além da orientação e combate à dengue, os profissionais têm reforçado junto aos munícipes, as medidas de prevenção em caso de aparecimento desses animais.

“A Zoonoses realiza a visita para busca ativa de fontes de risco nos imóveis, além de proceder estas orientações aos munícipes quando do registro de escorpiões em suas residências ou em caso de acidentes, e a fonte das informações é o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo diminuir o risco de acidente com estes animais”, destaca o biólogo.

Segundo acompanhamento da Secretaria da Saúde, em todo sudeste tem ocorrido aumento no aparecimento de escorpiões na área urbana. O secretário da Saúde de Salto, Dr. Flávio Vitale Filho, destaca que a rede de esgoto é a principal fonte de infestação, por isso, os agentes são orientados a informar a população sobre a necessidade de um cuidado maior com os ralos das residências.

Ainda, segundo o Secretário da Saúde, o grupo de maior risco em acidentes com estes aracnídeos são crianças, pessoas idosas e pessoas alérgicas. “O principal sintoma em acidentes com escorpião é a dor, mas podem ocorrer náuseas, vômitos, sudorese e agitação. Por isso é importante o acidentado ser encaminhado imediatamente para uma unidade de saúde mais próxima”, orienta.

Outra medida para diminuir a incidência de animais nocivos, é manter terrenos capinados e evitar o acúmulo de entulhos e materiais dentro ou próximos aos imóveis. Para isso, os munícipes podem fazer uso dos ecopontos localizados no Jardim das Nações, Jardim Santa Cruz, Jardim São João, Jardim Cidade e bairro São Pedro e São Paulo. Nos ecopontos é possível realizar o descarte de materiais, onde é possível dispor entulho, móveis velhos, madeira e recicláveis.

Para denunciar terrenos com falta de cuidados, o munícipe deve entrar em contato com a ouvidoria da Prefeitura através dos telefones 156 ou 4602-8510 ou 8514 ou através do site da Prefeitura, por meio do canal Cidadão Online.