Secretaria da Saúde reforça orientações de prevenção ao coronavírus

A Secretaria da Saúde de Salto reforça nesta semana, as orientações de prevenção ao coronavírus. As medidas fazem parte de uma série de ações da Prefeitura para segurança, saúde e redução da transmissão e contágio do COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Os principais sintomas são:
– Febre
– Tosse;
– Coriza;
– Dificuldade para respirar.

Como ocorre a transmissão do coronavírus?
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento. Neste momento está estabelecida transmissão por contato com secreções. A transmissão pode ocorrer de forma continuada, ou seja, um infectado pelo vírus pode passá-lo para alguém que ainda não foi infectado.
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– Gotículas de saliva;
– Espirro;
– Tosse;
– Catarro;
– Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada;
– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Alguns vírus são altamente contagiosos, como o sarampo, que é transmitido por aerossol (partículas no ar), com proporção de transmissão de uma para até 18 pessoas, em média. O conhecimento já registrado sobre os coronavírus indica que eles apresentam transmissão de uma para até três pessoas.

O que uma pessoa com sintomas deve fazer?
Procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Se o quadro for compatível com a definição de caso, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Quando procurar o serviço de Saúde?
Diante do quadro mundial de transmissão do coronavírus, a Prefeitura de Salto por meio da Secretaria da Saúde, reforça para que os munícipes procurem as unidades básicas de Saúde, quando da suspeita real de coronavírus.
Resfriados sem os sintomas da doença, coriza: fique em casa;
Apresentando coriza e febre: fique alerta em casa;
Apresentando coriza, febre e tosse: procure o posto de saúde mais próximo;
Apresentando coriza, febre, tosse e falta de ar: procure o Pronto Socorro.

É recomendado o uso de máscaras de proteção?
No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável, não precisa se preocupar. Mas todos devem, sempre, fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos.
São cuidados simples, importantes e que devem ser diários para prevenir qualquer tipo de doença.

Que cuidados deve tomar quem usa transporte público, como ônibus, trens e metrô?
As recomendações são para cada pessoa seguir e repassar a amigos e familiares as dicas de prevenção, sobretudo a higienização das mãos.

Compartilhe esta notícia: