Secretaria da Saúde reforça as orientações sobre a vacina da febre amarela

  • Categoria do post:Notícias

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, reforça nesta semana as orientações sobre a vacina contra febre amarela. A vacina é indicada principalmente para pessoas que vivem em áreas endêmicas. Conforme relação do Ministério da Saúde, o município de Salto não se encontra em região endêmica com indicação de vacinação para toda a população. Por esse motivo, devem tomar a vacina somente as pessoas que se deslocarão para áreas de risco.

A vacina pode ser aplicada a partir dos nove meses de vida, por todos os que pretendem viajar para locais endêmicos do Brasil, alguns países da América Latina e África. Ainda, quem pretende viajar para alguns desses países é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) – carteira internacional de vacinação -, que é emitida exclusivamente nos portos e aeroportos nas unidades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacinação é realizada em todas as Unidades Básicas em dias alternados, de modo que todos os dias uma ou mais unidade de saúde disponibilizam a vacina para a população. Esta opção por apenas um dia de atendimento em cada unidade ocorre para ter um melhor aproveitamento das doses, visto que o frasco de vacina é multidoses e após aberto a vacina tem validade de apenas seis horas.

A Prefeitura informa que as Unidades Básicas de Saúde administram a vacina mediante fornecimento das doses pela secretaria de Estado da Saúde. Em Salto, devem se vacinar somente aquelas pessoas que irão se deslocar para regiões endêmicas.

A Secretaria da Saúde reforça que as vacinas recebidas nas últimas semanas já foram distribuídas aos postos e clínicas e que a vacinação está ocorrendo normalmente, conforme o calendário.

Compartilhe esta notícia: