Secretaria da Saúde realiza mutirão de oftalmologia em parceria com o Rotary

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com o Rotary Club de Salto, realizou no último sábado (19), um mutirão de atendimento oftalmológico a crianças da rede municipal de ensino.

Mais de 100 crianças passaram pela avaliação oftalmológica durante o mutirão, feita por profissionais durante o atendimento realizado no Ambulatório de Especialidades Médicas/Clínica Doctor. Os alunos atendidos foram avaliados anteriormente pelas equipes de saúde da família da clínica Santa Cruz. Ao todo, mais de 1700 crianças dos Cemus IX e XII passaram por esta avaliação nos últimos meses. Ainda, dentre os benefícios da parceria, está previsto o fornecimento de óculos para as crianças.

Durante as avaliações, 50 alunos necessitarão dos óculos; uma delas foi diagnosticada com catarata e será encaminhada para o serviço especializado. Na oportunidade, os estudantes já escolheram as armações e aguardam a confecção das lentes; os óculos serão fornecidos pelo Rotary Club de Salto.

A ação havia sido discutida no início de março, quando o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, recebeu o presidente do Rotary Club, Enio Tomazini e os secretários da Saúde, Dr. Flávio Vitale Filho e da Educação, José Carlos Grigoletto.

O município de Salto já possui ações que buscam detectar crianças com dificuldade de aprendizado devido a problemas oftalmológicos em algumas regiões, por meio do Programa Saúde nas Escolas, uma parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde. Com a parceria com o Rotary Club, um número maior de crianças passa a ser atendida de maneira ampla.