A Secretaria da Saúde de Salto zerou, no mês de novembro, a fila de espera de pacientes que aguardavam avaliação para cirurgia de catarata. Ao todo, quase 500 pacientes aguardavam pela avaliação que confirma ou não à indicação da cirurgia.
As avaliações foram possíveis após o munícipio ser contemplado no primeiro semestre pelo mutirão de cirurgia eletiva do Estado de São Paulo, que direcionou o recurso deste programa para atender esta demanda. Já no segundo semestre deste ano, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) realizou a triagem de 100 pacientes que aguardavam o procedimento. Todas as ações contaram com o gerenciamento e operação da Secretaria da Saúde de Salto.
De acordo com o secretário da pasta, Flávio Vitale Filho, a medida foi resultado de um trabalho desenvolvido por toda a equipe. “Destaco o mérito e comprometimento de toda equipe da Secretaria, da Central de Vagas municipal, sempre atenta à liberação e ao aproveitamento das vagas cedidas pelo Estado”, disse.
Anteriormente, a espera para avaliação e liberação para cirurgia ultrapassava um ano. Além dos atendimentos realizados no mutirão do Banco de Olhos de Sorocaba, o restante dos pacientes foi agendado nas demais referências SUS para o nosso município, como Ame Salto, Ame Sorocaba e ainda algumas vagas remanescentes do Banco de Olhos de Sorocaba, o que zerou a demanda para esta especialidade.
O procedimento cirúrgico é realizado somente nos serviços de referência. Os novos casos que derem entrada pela rede municipal de Saúde deverão ser avaliados em janeiro de 2018.