A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Educação, adquiriu 10 kits de Inclusoteca para atender os alunos com deficiência, da rede municipal de ensino. O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia e o secretário da Educação, José Carlos Grigoletto, estiveram junto com a equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) nesta quinta-feira (18).
O novo material pedagógico deverá ser entregue às unidades na próxima semana. Na oportunidade, o Prefeito Geraldo Garcia destacou o trabalho realizado pelo espaço e pela Secretaria da Educação como todo no acompanhamento e inclusão dos alunos. “Este material, sem dúvida, auxiliará nas necessidades educacionais dos estudantes da rede de ensino, além do suporte para professores e profissionais que trabalham diretamente com os alunos com deficiência”, disse.
Os kits são compostos por livros paradidáticos – em torno de 90 unidades e brinquedos pedagógicos, como cubos de encaixe, números vazados, dominó e alfabeto em libras entre outros e tem como objetivo atender os estudantes do ensino fundamental – 1º ao 5º ano – com deficiência que tem acesso ao ensino regular nas escolas “todas as unidades de educação receberão os kits nos próximos dias e serão utilizados na sala de recursos, para dar ainda mais suporte aos alunos especiais”, ressaltou o Secretário da Educação José Carlos Grigoletto.
A aquisição dos kits didático e pedagógico de inclusão buscam auxiliar e subsidiar professores e profissionais que atuam com alunos que pertencem à educação especial, com livros técnicos que garantem suporte específico, jogo pedagógicos e adaptados que valorizam os aspectos lúdicos e livros de literatura adaptado e voltados especificamente ao desenvolvimento das competências e habilidades leitoras necessárias à consolidação da alfabetização dos alunos com deficiência.
CEMAEE
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) conta com profissionais de psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e fonoaudiologia que atuam junto aos alunos e equipe pedagógica para apoiar os professores em sala de aula, visando contribuir com o processo educativo dos alunos com deficiência. E também busca contribuir com a gestão escolar para envolver a comunidade local e os familiares para desenvolver a inclusão escolar e melhorar o desempenho educacional do aluno.