Secretaria da Defesa Social passa a ter novo comando

Prefeito apresenta novo secretário da Defesa Social

Diante da não aprovação da reforma administrativa pela Câmara Municipal de Salto, que extinguiria a Secretaria da Defesa Social, e dos investimentos nas áreas de segurança e de trânsito, a Prefeitura de Salto deverá reativar esta pasta. A secretaria vinha sendo comandada pelo secretário de Governo, Gilmar Mazetto. Com a medida, a Secretaria da Defesa Social ficará incumbida dos investimentos em segurança pública, como o monitoramento de vias de entrada da cidade e das escolas municipais, além dos programas de combate ao tráfico de drogas implementados ou reativados no último ano.

O nome escolhido para comandar a Secretaria da Defesa Social é o do coronel da Polícia Militar, Redcliff Sierra dos Santos, que era comandante do 50º Batalhão PM do Interior, em Itu. Ele foi apresentado às equipes da pasta – GCM, Defesa Civil e Departamento de Trânsito –, na manhã desta sexta-feira (16), pelo Prefeito Geraldo Garcia e o secretário Gilmar Mazetto, na presença do presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, e dos vereadores Celso Charnoski, Cícero Landin, Edemilson Santos, Ezequiel de Souza Damasceno, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Márcio Conrado e Roberto Natalino.

Na Academia de Polícia Militar desde 1983, Redcliff alçou diversos postos até ser promovido a coronel em 2015. O novo secretário possui ampla experiência em segurança, tendo atuado em diversos municípios do interior paulista. Formado em ciências jurídicas na Universidade São Francisco, de Bragança Paulista, possui diversos cursos, condecorações e atuou ainda como chefe da corregedoria da Guarda Civil Municipal de Cajamar.

Na avaliação do Prefeito Geraldo Garcia, a nomeação do coronel Redcliff Sierra dos Santos para a Secretaria da Defesa Social vai se somar às diversas medidas com foco na segurança pública que estão sendo implementadas em Salto. É o caso da reativação do Grupo de Operações com Cães (GOC), do Anjos da Vida, dos patrulhamentos nas escolas, bem como dos novos desafios, como o monitoramento por câmeras das entradas da cidade e das escolas municipais.

Outra área importante é o trânsito, que é uma das prioridades desta administração. Neste caso, o novo secretário estará à frente de medidas como a instalação de novos radares de controle de velocidade, da nova Zona Azul e outras ações.