A cidade de Salto recebe neste final de semana a renomada São Paulo Companhia de Dança. Trata-se de um dos maiores grupos artísticos do Brasil, que fará uma pré-temporada na cidade, antes de embarcar para a turnê internacional.
O acordo foi firmado pela Secretaria Municipal da Cultura, e contemplará duas apresentações gratuitas na Sala Palma de Ouro, nos dias 25 e 26 de fevereiro.
“Desde fevereiro de 2021, a Secretaria da Cultura vem estreitando a parceira com a companhia e sempre que há novas obras ou obras em nível de apresentações internacionais, somos informados para que possamos inseri-las em nossa agenda. Importante deixar claro que todo custo de alojamento, transporte e alimentação será por conta da São Paulo Companhia de Dança. Salto não terá nenhum custo, apenas os benefícios da ação cultural”, explica o secretário Oséas Singhi Jr.
A São Paulo Companhia de Dança apresentará três coreografias, sendo uma delas a aclamada “Mamihlapinatapai” – Um olhar compartilhado por duas pessoas, cada uma desejando que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça, porém, nenhuma delas age. Este é o significado de Mamihlapinatapai, palavra indígena originária da língua yaghan, de uma tribo da Terra do Fogo.
O coreógrafo Jomar Mesquita utiliza elementos descontruídos da dança de salão para criar a peça.
Além das apresentações com entrada franca, a São Paulo Companhia de Dança realizará workshops gratuitos para os bailarinos da cidade.
Criada e mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, com direção artística e executiva de Inês Bogéa, a São Paulo Companhia de Dança trará para Salto as obras Trick Cell Play; Pass de Deux de Esmeralda e Mamihlapinatapai.
Nesta sexta-feira, dia 25, a apresentação será às 20h; e no sábado, dia 26, o espetáculo acontece às 19h30.
Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada espetáculo.
“Nossa cidade tem uma tradição forte na dança que remonta há mais de três décadas, quando fundamos o Corpo de Baile Cidade de Salto. Receber mais uma vez a São Paulo Companhia de Dança reflete o reconhecimento dessa tradição”, finaliza o secretário municipal da Cultura.
Foto: Charles Lima
Compartilhe esta notícia: