SECRETARIA DA CULTURA PROPÕE INTERCÂMBIO COM HAITIANOS DE SALTO

Na última segunda-feira (7), atendendo convite da Secretaria da Cultura, o sr. Enock Merzier, presidente local da Associação para Apoio aos Haitianos no Brasil (AAHB), se reuniu com o secretário Oséas Singh Jr. e o chefe de gabinete Renato Bispo para tratarem de um intercâmbio cultural.

Conforme explicou Oséas ao haitiano Enock, a cidade tem uma história complicada de acolhimento para com os imigrantes e migrantes, seja com os italianos pobres que chegaram no início do século passado, ou com os paranaenses que afluíram à cidade na segunda metade do século passado, apenas para citar dois exemplos marcantes.

“Embora com o passar dos anos, esses grupos tenham estabelecido sua cultura, especialmente os italianos, houve muito preconceito. Os paranaenses – por exemplo – eram taxados pejorativamente de ‘pés vermelhos’. Penso que nossa sociedade evoluiu e podemos fazer o acolhimento de maneira a minimizar o choque cultural” – explicou o Secretário da Cultura.

Uma das propostas apresentadas pela Secretaria foi o oferecimento de cursos da Casa da Cultura, especialmente moldados para os haitianos que têm dificuldade com o idioma português. Em contrapartida, eles também poderão mostrar para a cidade de Salto suas heranças artísticas. As propostas serão levadas para a assembleia da AAHB e oportunamente prosseguirão com as negociações para o intercâmbio.

Compartilhe esta notícia: