A Secretaria da Ação Social e Cidadania realizou, na segunda-feira (12), a mobilização de prevenção e erradicação do trabalho infantil, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal da Juventude. O evento foi realizado na Biblioteca Municipal e contou com a presença da secretária da Ação Social e Cidadania, Janaína Baldi, de alunos e monitores da Casa da Criança, do CRAS, CREAS e de alunos da Escola Estadual Dolores Antunes da Silva.
A mobilização contou com apresentações de esquetes teatrais, do Centro de Artes, Educação e Lazer (CAEL), que abordaram a exploração do trabalho de crianças e adolescentes em diversas situações. Ainda na oportunidade, a secretária da Ação Social e Cidadania destacou a importância de mobilizações para a conscientização de crianças, jovens e adultos quanto à questão.
O Brasil é o 3º país da América Latina na exploração do trabalho infanto-juvenil, o equivalente a 12% da população economicamente ativa. O trabalho precoce expõe a criança e ao adolescente à disciplina do trabalho, podendo prejudicar sua formação física quanto intelectual.
Além disso, pode privar o direito à educação, ao convívio familiar, à saúde e ao lazer. É uma violação de direitos expondo a criança a riscos e subtraindo a possibilidade do seu pleno desenvolvimento biopsicossocial.
Compartilhe esta notícia: